Logo no início do ano, a OpenAI anunciou que iria monetizar o seu chatbot mais viral dos últimos tempos, dando a oportunidade das pessoas se inscreverem de forma antecipada ao “ChatGPT Profissional”. O novo modelo deverá custar US$ 42 por mês, segundo alguns usuários. 

A OpenAI não confirmou que este é um teste oficial ou fez qualquer anúncio, por isso qualquer alteração de recurso e preços podem acontecer. “Lembre-se de que este é um programa experimental inicial que está sujeito a alterações e não estamos disponibilizando o acesso profissional pago no momento”, como a própria empresa informou. 

publicidade
Conheça um assistente de voz para casa conectada feito com o ChatGPT
Imagem: Parradee Kietsirikul (iStock)

Leia mais:

Principais diferenças 

De acordo com capturas de telas feitas pelos usuários do teste, é possível perceber uma velocidade maior nos resultados, um acesso mais rápido e confiável (ou seja, sem precisar enfrentar uma fila), além de “acesso prioritário a novos recursos”, que ainda não foi explicado doq ue se trata. 

publicidade

Zahid Khawaja, um desenvolvedor que trabalha em vários projetos de IA, compartilhou um vídeo da plataforma profissional trabalhando tanto em desktop quanto em dispositivos móveis, como se fosse uma captura de tela de seu pagamento à OpenAI como prova. Como observa Khawaja, o sistema definitivamente responde mais rápido que a versão gratuita, segundo o The Verge.

O que anda incomodando muito as pessoas é o seu alto valor. Para as pessoas e empresas que utilizam o ChatGPT para auxiliar com questões de trabalho, ou algo semelhante, o valor não chega a ser um absurdo, porém os usuários casuais terão que torcer para que a versão gratuita não perca qualidade. 

publicidade

É importante lembrar que o mercado de chatbots de IAs vai ter um grande aumento este ano. Não apenas existem sistemas rivais em desenvolvimento, como Claude , construído por ex-funcionários da OpenAI (mas atualmente disponível apenas em beta fechado), mas a própria Microsoft está planejando integrar o ChatGPT no Bing e em sua suíte de escritório. Enquanto isso, o Google está correndo para demonstrar seu próprio produto de busca aprimorado por bate-papo também neste ano.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!