Um fábrica em Los Angeles, Califórnia, chamada KX Lab produz tênis de tecido, por meio de técnicas automatizadas. O foco de Joshua Katz, CEO da empresa, é ter sustentabilidade e colaboração criativa. 

“Se você trabalha com uma fábrica próxima, pode produzir tiragens menores, acompanhar de perto os processos de amostragem e desenvolvimento e levar produtos para o mercado em menor escala”, explica Katz. Além disso, é uma grande oportunidade para que marcas se envolvam mais no processo de criação e se sintam mais seguros para arriscar. 

publicidade

Leia mais:

Embora a produção automatizada já esteja sendo usada na Ásia, que é o maior produtor de tênis do mundo há anos, ela ainda é um método totalmente novo para o Ocidente. Foram apresentadas as marcas que o KX Lab representa “como uma instalação de um protótipo, no sentido de que aqui temos a oportunidade de experimentar, aprender e melhorar”, diz Katz.

publicidade

Os tears automatizados da Shima Seiki, que é a principal marca utilizada na produção de calçados de tecidos, podem produzir a parte do tênis que recobre os pés em apenas 25 minutos. Basta inserir o design e a máquina faz todo o trabalho e, após isso, são utilizadas máquinas de cortes a laser para fazer os componentes de reforços. 

Tênis
Tênis Louie. Crédito: Shafik Kadi/ KX Labs

Uma parceria entre marcas

No final de 2022, a marca Clae, conhecida pelos seus tênis minimalistas e seus formatos clássicos, revelou seu primeiro calçado em parceria com a KX Lab. O modelo se chama Louie e parece ser um tênis de corrida, mas traz a estética elegante própria da marca, além de elementos mais técnicos, como uma variedade de estilos de tecelagem.

publicidade

“Ele tem um preço mais baixo em comparação aos outros, mas isso se deve à simplicidade do design e como ela se traduz na percepção de custo e valor”, admite o CEO da Clae, Jim Bartholet. “Também queríamos que fosse acessível”.

Tênis
Crédito: Shafik Kadi/ KX Labs

Katz sabe que os consumidores atuais se preocupam em entender como os produtos são feitos. “Hoje os processos de produção são mais transparentes, não são mais como antigamente, quando não se sabia onde nem como as coisas eram produzidas”, diz ele. “Isso agora é tão importante quanto os próprios materiais.” As marcas que fabricam calçados no KX Labs esperam capitalizar esse interesse crescente.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!