A aposta da vez para atender a demanda do futuro por táxi aéreo sustentável é projetar aeronaves mais espaçosas e não necessariamente totalmente elétricas como os eVTOLs. Considerando os protótipos vistos até aqui, de fato a maioria pode levar poucos passageiros, sem contar com alcance ainda limitado das baterias.

A startup britânica ARC Aero Systems quer mudar o jogo trazendo modelos com mais capacidade, emissão zero e custos de manutenção mais baixos. Um deles é o VTOL ARC Linx P9, um híbrido de avião e helicóptero capaz de decolar e pousar na vertical.

publicidade
O VTOL ARC Linx P9 é um híbrido de avião e helicóptero capaz de decolar e pousar na vertical.
Imagem: ARC Aero Systems/ Divulgação

A novidade foi revelada oficialmente no Airfinance Journal 2023 em Dublin, na Irlanda, e apresenta vantagens interessantes.

Leia mais:

publicidade

Logo de cara, o modelo é bem maior. Sua cabine foi projetada para levar até nove pessoas e suporta em média o dobro de carga útil dos eVTOLs modernos. A fabricante compara a capacidade com a de um helicóptero, só que bem mais acessível de operar, diz a ARC.

Segundo a empresa, os custos gerais são até 40% mais baixos se comparado a um helicóptero tradicional. Um dos segredos para isso é o sistema de propulsão mais simples, composto por um único rotor e motores turboélice adaptados para funcionar com hidrogênio ou combustível de aviação sustentável (geralmente feito de óleo orgânico, como óleo de cozinha usado ou resíduos agrícolas). 

publicidade
A fuselagem também é construída com materiais leves, o que contribui para mais eficiência no consumo de combustível. Imagem: ARC Aero Systems/ Divulgação

Alcance do VTOL pode ultrapassar 1.000 km

Para ter uma ideia, o modelo pode percorrer 860 km ou até 1.300 km com um tanque extra de combustível. Sua velocidade de cruzeiro é de cerca de 300 km/h e a capacidade de decolar e pousar na vertical também dispensa pistas dedicadas, posicionando a aeronave como uma nova concorrente no ramo de transporte aéreo urbano.

No fim, por enquanto o Linx P9 ainda é apenas um conceito. Segundo o cronograma da ARC, o rival dos eVTOLs estará pronto para voar comercialmente em 2028.

publicidade

Imagem principal: ARC Aero Systems/Divulgação

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!