Lançada em um foguete Falcon 9, da SpaceX, em agosto do ano passado, a espaçonave Korea Pathfinder Lunar Orbiter (KPLO) entrou na órbita da Lua no fim de dezembro. As primeiras imagens feitas pelo satélite foram divulgadas pelo Instituto de Pesquisa Aeroespacial da Coreia (KARI) na primeira semana de janeiro.

Também conhecido como Danuri (uma junção das palavras coreanas para “Lua” e “desfrute”), o orbitador, que circunda a Lua a cada duas horas, fez os registros entre os dias 24 de dezembro de 2022 e 1º de janeiro de 2023, a menos de 120 km de distância da superfície lunar.

Entre as imagens obtidas pelo equipamento antes de chegar à Lua, está um conjunto de capturas da “procissão” do corpo celeste ao redor da Terra. Segundo o site LIveScience, o orbitador tirou uma foto por dia durante um mês inteiro, começando em 15 de setembro. Em 25 de setembro, foram capturadas 15 imagens ao longo de cerca de três horas, resultando na composição abaixo.

Ao longo de cerca de três horas do dia 25 de setembro de 2022, Danuri capturou 15 imagens da Lua ao redor da Terra, que resultaram na composição acima. Crédito: KARI

Segundo o KARI, as fotos e vídeos serão “usados para selecionar locais potenciais para um pouso na Lua em 2032”.

publicidade

Tanto os registros obtidos durante a viagem como as capturas feitas já na órbita da Lua entre o Natal e o Réveillon, que mostram a superfície lunar e a Terra ao fundo, são imagens de teste, que fazem parte da etapa de comissionamento da espaçonave em órbita.

Leia mais:

Na verdade, a missão científica do orbitador Danuri só começa, efetivamente, no próximo mês, quando ele vai passar a mapear e analisar o terreno lunar e a medir a força magnética e os raios gama.

De acordo com a equipe responsável pelo equipamento, ao transmitir fotos e vídeos para a Terra, ele vai testar a tecnologia experimental da “internet espacial”.

O presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, celebrou as conquistas de Danuri como um “momento histórico” no programa espacial do país, que tem planos ambiciosos em relação ao espaço, incluindo pousar uma sonda em Marte até 2045.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!