Lançada em um foguete Falcon 9, da SpaceX, em agosto do ano passado, a espaçonave Korea Pathfinder Lunar Orbiter (KPLO) entrou na órbita da Lua no fim de dezembro. As primeiras imagens feitas pelo satélite foram divulgadas pelo Instituto de Pesquisa Aeroespacial da Coreia (KARI) no Twitter.

Também conhecido como Danuri (uma junção das palavras coreanas para “Lua” e “desfrute”), o orbitador, que circunda a Lua a cada duas horas, captou as imagens acima entre os dias 24 de dezembro e 1º de janeiro, a menos de 120 km de distância da superfície lunar.

publicidade

Segundo o KARI, as fotos e vídeos serão “usados para selecionar locais potenciais para um pouso na Lua em 2032”.

As capturas feitas entre o Natal e o Réveillon, que mostram a superfície lunar e a Terra ao fundo, são imagens de teste, que fazem parte da etapa de comissionamento da espaçonave em órbita.

publicidade

Na verdade, a missão científica do orbitador Danuri só começa, efetivamente, no próximo mês, quando ele vai passar a mapear e analisar o terreno lunar e a medir a força magnética e os raios gama.

De acordo com a equipe responsável pelo equipamento, ao transmitir fotos e vídeos para a Terra, ele vai testar a tecnologia experimental da “internet espacial”.

publicidade

O presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, celebrou as conquistas de Danuri como um “momento histórico” no programa espacial do país, que tem planos ambiciosos em relação ao espaço, incluindo pousar uma sonda em Marte até 2045.

Leia mais:

publicidade

Coreia do Sul lança ao espaço primeiro foguete de fabricação própria

No ano passado, a Coreia do Sul lançou seu primeiro foguete de fabricação própria. Batizado de Nuri, o Veículo Coreano de Lançamento Espacial II decolou do Centro Espacial Naro, em Goheung, sudoeste do país, às 4h da manhã (pelo horário de Brasília) de 21 de junho – oito meses depois de uma primeira tentativa frustrada

Nuri transportou um satélite espião fictício, um satélite de verificação de funcionamento de foguetes e quatro pequenos CubeSats desenvolvidos por universidades locais para pesquisas. 

“A ciência e a tecnologia da Coreia do Sul deram um grande passo em frente hoje”, declarou, naquele dia, Lee Jong-ho, ministro de ciência e tecnologia do governo, em entrevista coletiva. “Estabelecemos as bases para o lançamento de nossos próprios satélites quando queremos, não tendo mais que depender dos foguetes e estações de lançamento de outros países”.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!