O novo filme de guerra da Netflix, a produção norueguesa Narvik, que estreou nesta segunda-feira (23) no Brasil já aparecendo em primeiro lugar no Top 10 de filmes do streaming hoje, se baseia em uma história real.

Após todo o sucesso de Nada de Novo no Front, Narvik já está rapidamente se mostrando um sucesso. Embora os personagens do filme sejam fictícios, o filme se baseia em uma história real. Ambientado na primavera de 1940, o filme norueguês gira em torno da Batalha de Narvik, descrita pela Netflix e outros historiadores como a primeira derrota de Adolf Hitler e da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.

publicidade

Leia mais:

O filme acompanha Gunnar Tofte (Carl Martin Eggesbø), um soldado preso na guerra, Ingrid (Kristine Hartgen), sua parceira que é fluente em alemão e traduz para os ocupantes de Narvik, e seu filho Ole (Christoph Gelfert Mathiesen).

publicidade

“Em abril de 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, os olhos do mundo estão fixos em Narvik, uma cidade no norte da Noruega que é fonte de minério de ferro para o regime nazista de Hitler. Após dois meses de guerra durante o inverno, Hitler sofre sua primeira derrota. Então um soldado norueguês volta para casa e descobre um segredo chocante sobre sua esposa”, diz a sinopse da produção.

A Batalha de Narvik

netflix
Imagem: Netflix

A Batalha de Narvik foi desencadeada pelo exército de Hitler invadindo a Noruega, com o objetivo de controlar suas exportações de minério de ferro. Foi travada entre 9 de abril e 8 de junho de 1940, com mais de 25.000 soldados noruegueses e aliados se unindo contra os alemães.

publicidade

De acordo com a página Visit Narvik, “o minério de ferro era crucial para a indústria de blindagem alemã e tanto Hitler quanto Churchill estavam dolorosamente cientes de que aquele que ganha o minério de ferro, ganha a guerra. Em 62 dias, 64 navios foram afundados e 86 aeronaves abatidas. 8.500 soldados foram mortos e o clima implacável ao norte do Círculo Polar Ártico impôs demandas desumanas a soldados e civis.”

A descrição ainda continua: “As guerras de infantaria nas montanhas ao redor de Narvik foram caracterizadas por nevascas, frio e falta de equipamentos e suprimentos. Do mar, navios de guerra e submarinos com torpedos, artilharia e bombas devastaram. E no meio dessas duas frentes, a população civil de Narvik ficou presa, sem chance de escapar.”

publicidade

“Mas através da brutal batalha de Narvik, os Aliados conseguiram provar que a esmagadora máquina de guerra alemã poderia ser superada. O presidente Roosevelt resumiu melhor em seu famoso discurso de 1942: Olhe para a Noruega, ele disse, mas o que ele realmente quis dizer foi provavelmente: Olhe para Narvik”, conclui o texto.

O filme Narvik está disponível na Netflix.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!