Kick off, pela tradução em português e literal, é considerado o pontapé inicial, inspirado nos termos de esporte, em geral o futebol, que nós tanto conhecemos. Ou no futebol americano quando o atleta dá o primeiro toque na bola no início da partida.

No universo corporativo, a reunião de kick off também representa um início. É o momento em que todos os participantes validam os objetivos, recursos, restrições, prazos, entregáveis e cronogramas referentes ao projeto em questão.

publicidade

Leia mais:

Para uma reunião de “kick off” produtiva, além do bom planejamento do projeto, também é necessária a devida preparação, já que é neste momento em que o gerente deve apresentar tudo a respeito do empreendimento.

publicidade

Confira abaixo as cinco razões de realizar esse evento de forma disruptiva:

1. Comece pelo fim

Coloque tudo que você quer que o evento entregue, que as pessoas sintam e que tenha de resultado. E em cima desses pontos faça uma engenharia reversa começando pelo fim até chegar ao início do planejamento.

publicidade

2. Defina uma temática marcante

Pense em uma temática que as pessoas lembrarão no dia seguinte, no mês seguinte e no ano seguinte.

Algo que realmente fique na cabeça!

publicidade

3. Chegou a hora da mão na massa

Você tem o final e já possui o tema, por isso recheie o meio usando apps como o monday, “to do list”, mentimeter, garantindo as cinco etapas da jornada do usuário:

  1. Como as pessoas vão ficar sabendo?
  2. Como as pessoas vão se “inscrever”?
  3. Como será o primeiro impacto?
  4. Como será o durante?
  5. Como será o “gran finale”? Quais serão os diferenciais? O que seu evento terá que será: inédito, pioneiro ou top of mind? Garanta que pelo menos três coisas pelo menos que passem por esses critérios.

4. Indicadores

O que você quer medir com esse evento?
Se o evento foi leve?
Se não foi chato?
Se teve engajamento?
Um bom nps?
Gerou novos negócios?
Gerou felicidade?
Ninguém olhou no celular? Risos
Garanta que os indicadores escolhidos tenham sido medidos antes e depois!

Para finalizar, uma dica Bônus é FAZER tudo isso DE FORMA LEVE E DIVERTIDA.

Adultos querem e apreciam cada vez mais estar em ambientes de trabalho mais descontraídos. A linguagem acessível faz a mensagem ser compreendida. Como falamos por aqui “Não é porque o conteúdo é sério que precisa ser chato!”. Vem fazer seu kick-off revolucionar!

Por Tita Legarra, publicitária, especialista em RH e sócia-diretora de marketing na empresa de Consultoria e inovação Fábrica de Criatividade.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!