O recurso Comunidades do WhatsApp será finalmente lançado no Brasil nesta quinta-feira (26). De acordo com o aplicativo, a ferramenta começará a ser disponibilizada aos poucos nos celulares brasileiros.
A ferramenta foi lançada em abril de 2022, mas não foi implementada no Brasil em respeito ao período eleitoral. A decisão do WhatsApp leva em consideração “a confiabilidade do recurso e a estratégia a longo prazo de negócios”.
O recurso Comunidades era visto com grande potencial de disseminação de fake news, o que poderia influenciar no pleito de 2022 que levou Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à presidência da República.
Leia também!
- “ChatGPT não é nada revolucionário”, diz cientista-chefe da Meta
- Veja qual é a palavra do ano do Instagram para ter um perfil de sucesso em 2023
- Fizemos 10 perguntas do Enem 2022 ao ChatGPT e o resultado foi surpreendente
O que é o WhatsApp Comunidades?
O WhatsApp Comunidades é uma forma de organizar seus grupos, reunindo em um mesmo ambiente suas conversas sobre um mesmo assunto.
Por exemplo, imagine que você trabalhe em uma empresa e vocês utilizam o WhatsApp para se comunicar. Vocês podem criar uma comunidade chamada “Empresa” e dentro dessa comunidade criar diferentes grupos: RH, agendamentos, eventos, líderes, etc.
Assim, se você for postar uma mensagem sobre as férias coletivas, postará no grupo “RH”. Já se quiser reservar uma sala de reunião, no grupo “agendamentos”. Existe ainda um grupo apenas para notícias, chamado “Announcement”, que todos os participantes da Comunidade têm acesso, mas só o admin pode enviar mensagens.

Além disso, os números de telefone dos membros ficam ocultos na Comunidade em geral e ficam visíveis apenas para os administradores da Comunidade e outras pessoas do mesmo grupo.
Vale lembrar que o administrador de uma comunidade poderá enviar mensagens para todos, inserir ou remover membros e grupos e até apagar mensagens consideradas abusivas.
Se você quiser criar uma comunidade no WhatsApp, clique aqui e veja como fazer.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!