Se você quer ter sucesso no Instagram em 2023, precisa definir um foco para melhorar seu perfil na rede social. Segundo o site Inman, a palavra do ano para isso é “psicologia”. A ideia por trás da escolha é enfatizar que as marcas devem compreender e explorar como o cérebro humano funciona para obter sucesso na plataforma – seja a métrica conversão, seja ela percepção de marca.

Existem três aspectos que afetam o sucesso de quem usa o Instagram como plataforma de conexão para fazer negócios. Conheça cada um deles e saiba como modificar seu comportamento para ter um perfil de sucesso.

publicidade

Leia também:

Seja acessível

Não basta apenas postar no Instagram. Existem duas fórmulas amplamente usadas e ambas são prejudiciais para criar conexão entre sua marca e seu público.

publicidade

A primeira, é um feed apenas com fotos feitas em sessões com fotógrafo. Esteticamente, elas são lindas, mas criam um perfil com o qual os usuários não conseguem se identificar.

A segunda, é um perfil com muito conteúdo em desenho ou texto. Seu cliente ideal até pode encontrar sua página, mas provavelmente não chegará a estabelecer um vínculo e, portanto, nem enviará mensagem.

publicidade

A dica aqui é criar conteúdo que incentive a conexão e poste diariamente.

Promova relações

Seus clientes precisam ter confiança de que se eles te mandaram uma mensagem, você irá responder. Por isso, use as mensagens diretas como um lugar para criar conexões, aprofundar as conversas e gerar conversões.

publicidade

Nesta parte, os principais erros são deixar de ler mensagens e respondê-las rapidamente e usar um bot com mensagens automáticas cafonas ou irritantes.

Pense nas DMs como um lugar de prospecção e defina uma intenção nas suas comunicações. A partir disso, organize-se para responder as mensagens durante três ou quatro vezes por dia, mesmo que você só dedique cerca de 5 minutos a cada vez.

Preocupe-se com as métricas certas

Olhar para métricas de vaidade é um problema recorrente pelas empresas que usam o Instagram. Geralmente, as pessoas acham importante olhar para curtidas, seguidores e comentários.

No entanto, as métricas que realmente importam aquelas que ajudam a criar conexão e ajudam a prever se seus seguidores irão comprar seus serviços e produtos. Em outras palavras, fique de olho em: taxa de engajamento, salvamentos, alcance e impressões e “locais” – especialmente para aqueles perfis com foco hiperlocal.

Você concorda que a palavra do ano para criar um perfil de sucesso no Instagram em 2023 é psicologia? Deixe sua opinião nos comentários!

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!