O Google começou a liberar uma função do navegador Chrome para Android, onde o usuário pode bloquear o acesso para as abas anônimas. O recurso já estava presente para quem usa iPhone e a partir de agora pode ajudar a esconder o conteúdo da navegação desta parte do browser, liberando apenas com leitor biométrico do aparelho.

O uso de aba anônima pode ter vários objetivos, desde simplesmente entrar em um site sem deixar muitos rastros sobre o usuário, como navegar sem acesso aos cookies que identificam o dono do aparelho, até a garantia de que o endereço visitado não apareça na lista do histórico do Chrome.

Leia mais:

Ainda assim, se você esquecer de fechar a aba antes de outra pessoa pegar seu celular, a aba anônima pode ser facilmente acessada. Em 2021 usuários do iOS passaram a ter a autenticação biométrica para liberar o acesso deste tipo de parte do Chrome, mas a partir desta semana quem tem um Android poderá fazer a mesma coisa – até que enfim, hein Google?!

publicidade

Acesso de abas do Chrome pode ser por PIN

Chrome no Android com aba anônima protegida (Imagem: reprodução/Olhar Digital)
Chrome no Android com aba anônima protegida (Imagem: reprodução/Olhar Digital)

Se você tem um celular, tablet ou qualquer aparelho que rode Android, basta ter a certeza de estar com o Chrome em sua versão mais atual da Play Store e depois tocar nos três pontinhos no canto superior direito, depois em Configurações e então em Privacidade e segurança.

Neste local você precisa encontrar a opção Bloquear guias anônimas ao sair do Chrome. Este ajuste faz com que o acesso para a parte das abas anônimas que ainda estão abertas seja limitado, exigindo o desbloqueio por impressão digital, reconhecimento facial ou um PIN utilizado para destravar o celular.

O Google comentou a função nesta quinta-feira (26) e disse que este acesso mais restrito para as abas anônimas está chegando para todos, em ondas. Isso significa que a novidade pode aparecer para uma pessoa, mas ainda não para outra. Se você quiser receber o recurso imediatamente, basta colar a flag chrome://flags/#incognito-reauthentication-for-android e alternar a função para “Enabled”.

Agora é só ter o cuidado de fechar o navegador antes de alguma pessoa pegar seu celular Android para ver quais abas anônimas estavam abertas ( ͡° ͜ʖ ͡°).

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!