O Google atualizou o aplicativo Home, responsável por controlar dispositivos de casa inteligente e nele foi encontrado o que pode ser o indício de que um novo Chromecast equipado com Google TV está para chegar. A novidade aparece dentro do código do programa, não em uma interface gráfica, mas já é o suficiente para especular.

O Chromecast com Google TV é uma evolução muito interessante para o dispositivo, pois elimina a necessidade de comandar a reprodução apenas por um celular pareado, o que está longe de ser prático. Ele inseriu um controle remoto e pegou emprestado a interface do Android TV, dando alguns alguns retoques.

Leia mais:

Depois do método para entrada de comandos, a maior mudança está na possibilidade de armazenar aplicativos feitos para o Android TV, como serviços de streaming dos mais variados e até mesmo jogos. Tudo isso pode ser controlado pelo app Home e nele, em sua atualização mais recente, existe uma menção ao dispositivo YTC.

publicidade
Chromecast com Google TV (Imagem: reprodução/Google)
Chromecast com Google TV (Imagem: reprodução/Google)

Novo Chromecast precisa ter mais memória

Inicialmente este código pode não fazer muito sentido, mas o primeiro Chromecast com Google TV foi lançado em 2020 com o nome de YTV, com YTB para a variante do ano passado com resolução HD no lugar de 4K, junto de preço mais amigável. Com isso, é fácil acreditar que YTC será um novo produto nesta linha de gadgets que ficam pendurados em uma porta HDMI do televisor.

A maior mudança esperada para um novo Chromecast com Google TV é a adoção do suporte para o codec AV1, utilizado pela indústria para comprimir ainda mais o vídeo e não perder tanta qualidade no final. Este tipo de tecnologia é obrigatória pelo Google para todo Android TV novo que sair e como o Google TV usa este sistema operacional como base, ele deve chegar trazendo esta novidade.

Outra melhoria esperada pelos usuários deve estar na memória, pois ela é pequena demais em ambos os modelos de Chromecast com Google TV disponíveis atualmente, com 8 GB. Especialmente para quem pretende instalar muitos apps e jogos.

Eu gostaria de ver o Google do Brasil trazendo estes modelos para cá. Nenhum dos Chromecast com Google TV chegou, mesmo com ambos já homologados pela Anatel e prontos para chegar nas lojas de forma oficial, respeitando a lei – e os custos desta lei, pois a homologação não é gratuita, muito menos barata.

Via: 9to5Google.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!