Os óculos de realidade virtual permitem ao usuário visualizar um ambiente totalmente virtual e interagir com elementos simulados, como se existissem no mundo real. Esse ambiente pode ser baseado em filmes, videogames, ou criado do zero. Graças aos diversos sensores de movimento, a pessoa que utiliza os óculos pode controlar até mesmo a posição dos olhos e da cabeça nessas simulações.

A realidade virtual existe há alguns anos, mas os óculos para acessá-la costumam ser caros e difíceis de configurar. Nas linhas a seguir, o Olhar Digital explica o que faz um óculos de realidade virtual e como ele pode transportar pessoas para mundos virtuais.

O que são óculos de realidade virtual?

Os óculos de realidade virtual fazem parte de um dispositivo que fica montado na cabeça e inclui uma tela, sistema de som estéreo, sensores e controles de movimento. Quando uma pessoa coloca os óculos, ela não consegue ver o que está ao redor no mundo real e passa a visualizar apenas os conteúdos simulados.

óculos de realidade virtual
PlayStation VR2 (Imagem: Divulgação/Sony)

Ao contrário da realidade aumentada ou realidade mista, a realidade virtual impede qualquer interação com o mundo real. Isso significa que a imersão do usuário é completa. A maioria dos headsets de realidade virtual disponíveis no mercado usa controles parecidos com joysticks de videogames.

publicidade

Modelos mais futuristas podem fornecer luvas com sensores, que permitem navegar pelo mundo virtual usando dedos, gestos, toques e outros movimentos do corpo.

Como funcionam os óculos de realidade virtual

Por meio dos componentes de hardware e de um software adequado, os óculos de realidade virtual conseguem transportar qualquer pessoa para um mundo virtual totalmente interativo. Quando o headset começa a funcionar, os usuários chegam a uma simulação realista que funciona como um lobby, e é equivalente à página inicial de um computador.

Lá, é possível abrir diferentes aplicativos, conviver com outras pessoas virtualmente, alterar configurações, atualizar o dispositivo, entre outras funções.

Enquanto isso, as imagens são geradas por uma fonte de vídeo, como um smartphone, computador ou até mesmo pela nuvem, em headsets modernos. As lentes dividem o vídeo em duas partes, formando uma imagem 3D estereoscópica, exibida na tela.

óculos de realidade virtual

Graças aos sensores integrados, o ambiente muda conforme você olha ao redor, muda o foco do olho ou levanta as mãos.

Além das funcionalidades básicas, os headsets de realidade virtual são bastante poderosos. Por exemplo, existem aplicativos de produtividade que permitem criar designs de produtos e salvar os projetos como arquivos em 3D na nuvem.

Vale mencionar que headsets de realidade virtual mais sofisticados têm telas com taxa de atualização muito alta para renderizar o conteúdo instantaneamente.

Tipos de óculos de realidade virtual

Atualmente, existem diversos modelos de óculos de realidade virtual disponíveis, fabricados por empresas como Sony, Microsoft e Meta. Alguns deles são:

  • Oculos Rift;
  • Microsoft Hololens;
  • HTC Vive;
  • PlayStation VR;
  • Samsung Gear VR;
  • Google Cardboard;
  • Valve Index VR;
  • Meta Quest.

Imagem principal: Shutterstock.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!