O Tesla Model Y recebeu a nota mais alta de um teste de segurança que classificou os sistemas de assistência ao motorista. Foram avaliados itens como manutenção de faixa e frenagem automática de emergência. O veículo superou concorrentes de montadoras como Mercedes-Benz, Volvo, Lexus e Volkswagen

Saiba mais: 
Fake news? Vídeo de demonstração do Tesla Autopilot foi forjado, diz diretor de software
Vídeo: Tesla para sozinho e causa engavetamento; motorista culpa Autopilot
Resultados da Tesla em 2022 são bem abaixo do esperado

No geral, o Model Y recebeu uma classificação de cinco estrelas nos testes europeus, chamados Euro NCAP. Uma pontuação de cinco estrelas indica que um veículo tem excelente desempenho em proteção contra colisões e tecnologia robusta de prevenção de acidentes. Os outros veículos da Tesla não foram testados, mas seus novos modelos têm a mesma tecnologia padrão de assistência ao motorista do Model Y. 

O Euro NCAP concluiu que o sistema automático de frenagem de emergência do Modelo Y “desempenhava bem” em sua resposta aos pedestres. Os testes incluem cenários como uma criança correndo atrás de veículos estacionados e um pedestre atravessando uma rua onde um carro está virando. O Tesla recebeu uma pontuação de 7,7 de 9 pontos possíveis na frenagem de emergência perto de pedestres. 

publicidade

Histórico da Tesla  

Muitos motoristas dizem que se sentem menos cansados depois de usar a função de direção automática do piloto automático em longas viagens em rodovias. Mas o histórico de segurança do sistema foi questionado, incluindo preocupações sobre a montadora fazer ou não o suficiente para manter os motoristas engajados e atentos. O National Transportation Safety Board (entidade americana responsável pela investigação de acidentes) pediu que a Tesla melhorasse suas tecnologias de assistência ao motorista após vários acidentes com vítimas. A pesquisa descobriu que os motoristas ficam mais distraídos quando usam o piloto automático.