O ChatGPT é a sensação do momento na web e no mundo da tecnologia, gerando questionamentos se o recurso tem potencial para mudar a internet, respondendo corretamente a questões do Enem e sendo utilizado para criar textos complexos. Além disso, o recurso também responde a questões subjetivas, apresentando inclusive uma lista de melhores filmes de todos os tempos.

O chatbot com inteligência artificial da OpenAI, o ChatGPT, é uma ferramenta que impressionou muitas pessoas por sua suposta capacidade de desenvolver qualquer tipo de texto e responder um grande número de perguntas.

publicidade

Leia mais:

Então, perguntamos à ferramenta quais são os 10 melhores filmes da história do cinema. Apesar de oferecer uma lista, o ChatGPT alerta que trata-se de algo subjetivo, variando de acordo com o gosto de cada um. Entretanto, ele entrega uma lista de 10 filmes que são citados com frequência entre os melhores de todos os tempos. São eles:

publicidade
  1. “Cidadão Kane” (1941)
  2. “O Poderoso Chefão” (1972)
  3. “De Volta para o Futuro” (1985)
  4. “Casablanca” (1942)
  5. “2001: Uma Odisseia no Espaço” (1968)
  6. “O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel” (2001)
  7. “Um Sonho de Liberdade” (1994)
  8. “Psicose” (1960)
  9. “Star Wars: Episódio V – O Império Contra-Ataca” (1980)
  10. “Pulp Fiction” (1994)

Apesar de apresentar esta lista, que de fato inclui diversos clássicos do cinema considerados como alguns dos melhores filmes já feitos, esta não é uma lista fixa criada pelo ChatGPT, e a cada vez que você fizer esta pergunta à ferramenta, ele apresentará títulos diferentes, que sempre incluem alguns sucessos mais unânimes.

Ao refazer a pergunta por cinco vezes, notamos algumas tendências. Cidadão Kane, clássico de 1941 de Orson Welles em que o próprio diretor interpreta o icônico personagem Charles Foster Kane, apareceu em primeiro lugar na lista nas cinco tentativas, sempre seguido de O Poderoso Chefão, primeiro volume da famosa trilogia de Francis Ford Coppola com Marlon Brando e Al Pacino nos papéis dos mafiosos icônicos Don Vito e Michael Corleone, respectivamente.

publicidade

Ao contrário da primeira tentativa de diálogo com o ChatGPT, Casablanca aparece na terceira colocação em todas as demais listas criadas pela ferramenta, enquanto Um Sonho de Liberdade e Pulp Fiction também apareceram em todas as cinco listas.

2001: Uma Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick, e Psicose, de Alfred Hitchcock, apareceram em três das cinco listas. Já De Volta Para o Futuro, O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel e Star Wars: O Império Contra-Ataca só aparecem esta vez, estando ausentes das demais quatro listas.

publicidade

Outros filmes citados pelo ChatGPT incluem Crepúsculo dos Deuses (1950), Cantando na Chuva (1952), O Poderoso Chefão 2 (1974), Taxi Driver (1976), Touro Indomável (1980), A Lista de Schindler (1993), O Silêncio dos Inocentes (1991) e Forrest Gump (1994).

Neste texto do Olhar Digital, você pode aprender a usar o ChatGPT em português.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!