Em resumo, para você que tem pressa:

O que é o ChatGPT?

O ChatGPT é um modelo de linguagem treinado com uma variedade de tópicos e estilos. Por enquanto, ele consegue gerar textos escritos de forma natural e coerente – pelo menos, na maior parte das vezes. Porém, é possível que futuramente ele possa inclusive usar microfone e alto-falante para se comunicar, como uma evolução do que entendemos de assistentes virtuais.

publicidade

Por isso, atualmente, é uma ferramente usada em aplicações que envolvem texto escrito. Como, por exemplo, aplicativos de escrita automatizada, assistentes virtuais, ferramentas de análise de dados, programação e chatbot.

Leia também:

publicidade

Qual é a diferença entre ChatGPT e um chatbot convencional?

Se você se perde nos conceitos, vale lembrar que chatbot é um robô de conversa. Praticamente, todas as varejistas usam esta ferramenta em seu atendimento. Com isso, economizam tempo e recurso, já que muitas das necessidades dos clientes são recorrentes.

Agora, quem conversou com um desses chatbots sabe que eles são bem limitados. Geralmente, se você tem um questionamento que fuja do script do robô, você não consegue resposta e, em alguns casos, também não consegue ser transferido para um atendente humano.

publicidade
Chatbot é um robô de conversa
Normalmente, os chatbots têm um script pré-estabelecido dos caminhos possíveis que uma conversa pode tomar. Imagem: r.classen / Shutterstock

Por isso, pensar em um chatbot com inteligência artificial é tão animador e assustador, ao mesmo tempo. Assim como um chatbot convencional, com ChatGPT você tem uma experiência de diálogo. Mas, no caso de um chatbot baseado em inteligência artificial, é quase impossível pensar em um limite para as respostas que ele pode dar.

E é aqui que mora a polêmica. Afinal, ele pode, sim, escrever textos sozinho – como esta matéria sobre o filme “Constantine 2”, com Keanu Reeves. Por exemplo, em um teste com a ferramenta, ela obedeceu quando recebeu o comando para escrever uma história sobre um amor não correspondido com até 200 palavras. E, mais assustador, criou duas histórias diferentes quando dei novamente o comando.

publicidade

Ou seja, professores e outros profissionais que usam o texto como parte de avaliação estão sob pressão, porque certamente teremos alunos recorrendo ao ChatGPT para copiar respostas de seus trabalhos.

Como funciona o ChatGPT

Como explicamos, o ChatGPT é um modelo de linguagem escrita. Para criar seus textos de forma autônoma, ele utiliza técnicas de inteligência artificial e aprendizado de máquina (machine learning).

Uma das técnicas usadas é chamada “ajuste fino” (ou fine-tuning, em inglês). A ideia é habilitar o modelo para que ele consiga prever quais serão as palavras seguintes com base nas palavras já geradas.

Machine Learning é parte fundamental do ChatGPT
Para funcionar, o ChatGPT utiliza técnicas de inteligência artificial e aprendizado de máquina. Imagem: Phonlamai Photo / Shutterstock

Neste treinamento, o modelo é alimentado com exemplos de texto e aprende a fazer previsões da próxima palavra dentro de um conjunto inicial de palavras. A partir daí, as previsões do modelo são comparadas com as palavras seguintes reais do texto original. Essa diferença é usada para atualizar os pesos do modelo e, por fim, fazê-lo de aproximar cada vez mais das respostas corretas.

Outra técnica utilizada no ChatGPT se chama “transformer”. Trata-se de um algoritmo de aprendizado de máquina usado para processamento de linguagem natural. Resumidamente, esse algoritmo permite que o modelo preste atenção, ao mesmo tempo, a diferentes partes do texto escrito por você. Isto é, seu comando não é lido sequencialmente, palavra por palavra.

Perguntei ao ChatGPT se ele poderia me explicar como essas técnicas são usadas em conjunto por ele mesmo e eis a resposta:

Um exemplo de como essas técnicas são usadas em conjunto é o seguinte: imagine que o modelo deve gerar uma frase completa dado um conjunto inicial de palavras, por exemplo: “Eu gostaria de comer um”. O modelo usa o treinamento de fluxo de caudas [ele quis dizer ajuste fino] para prever a próxima palavra, “sanduíche”. Então, usando a técnica de Transformer, o modelo presta atenção a todas as palavras na frase, incluindo “gostaria”, “comer” e “um” para determinar qual é o tipo de sanduíche que seria mais adequado para essa frase, por exemplo: “Eu gostaria de comer um sanduíche de frango.”.

ChatGPT

Como usar o serviço em português

Tempo necessário: 3 minutos.

A seguir, veja, em detalhes, o passo a passo para usar o ChatGPT em português:

  1. Acesse o site do ChatGPT no seu navegador

  2. Inscreva-se no serviço

    Atualmente, o serviço é gratuito, mas você precisa realizar o login com um usuário e senha. Se preferir, pode sincronizar o chat com sua conta Google ou Microsoft. O que é ChatGPT?

  3. Comece a conversar

    Escreva no campo de chat (sinalizado em vermelho) o seu comando ou pergunta – pode ser em português mesmo.Como funciona o ChatGPT?

  4. Aguarde a resposta do ChatGPT

    No menu da esquerda, você pode criar uma nova conversa (“New Chat”) ou selecionar um papo anterior. Assim, não mistura seus assuntos. Como conversar com ChatGPT em português

Limitações do serviço

De acordo com o site da empresa, o ChatGPT – criado pela startup unicórnio OpenAI – tem algumas limitações:

  • Ele pode ocasionalmente gerar informação incorreta;
  • Ele pode ocasionalmente produzir instruções prejudiciais ou conteúdo enviesado;
  • Tem conhecimento limitado sobre o mundo e eventos ocorridos depois de 2021.

Por exemplo, em um teste, um usuário descobriu uma resposta racista e machista da ferramenta. Entenda o caso aqui.

Perguntas frequentes

Como usar o ChatGPT no celular?

Ainda não existe aplicativo do ChatGPT para celular. Por isso, para acessar a ferramenta nos smartphones, você precisa entrar no serviço pelo navegador – assim como está explicado nesta matéria.

Quem é o dono da OpenAI?

OpenAI LP, braço comercial da OpenAI, é governada por um conselho misto composto por funcionários e não funcionários. O bilionário Elon Musk ajudou a fundar a organização em 2015, mas três anos depois decidiu focar seus esforços na Tesla. Atualmente, entre os investidores estão a Microsoft, a fundação de caridade de Reid Hoffman e a Khosla Ventures.

Com informações do blog do ChatGPT.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!