Apesar de inovadores, os sistemas de propulsão a hidrogênio ou elétricos ainda perdem para uma solução mais eficiente e acessível para reduzir as emissões no curto prazo: o uso do ‘Combustível de Aviação Sustentável’ (ou SAF na sigla em inglês).

O que é o SAF? 

Basicamente, se trata de um composto feito de recursos mais sustentáveis, como óleos de origem orgânica (óleo de cozinha usado, por exemplo) ou resíduos florestais e agrícolas. Por enquanto, a indústria ainda não consegue utilizar um composto feito 100% de SAF em voos comerciais (os regulamentos permitem uma mistura de até 50%).

publicidade

A boa notícia é que grandes fabricantes de motores para aeronaves já testaram o composto “verde” em proporções mais altas com sucesso. Agora, outro marco importante foi superado no Oriente Médio.

Leia mais:

publicidade

Boeing 777 voa com motor movido a SAF

Imagem: Emirates Airline/Divulgação

A Emirates também está seguindo nessa direção, com uma demonstração pioneira de um Boeing 777-300ER que decolou do Aeroporto Internacional de Dubai (DBX) e permaneceu no ar por mais de uma hora com um dos motores alimentados por SAF 100%.

Foi o primeiro Boeing 777 do mundo a voar com o combustível mais “verde”. A importante conquista atesta que a tecnologia, além de compatível, pode se firmar como o composto número um da aviação nos próximos anos.

publicidade
Imagem: Emirates Airline/Divulgação

Segundo a Emirates, a mistura utilizado no voo combina SAFs de dois fornecedores, da Neste, que afirma ser a maior produtora de SAF do mundo, com planos de atingir 1,5 milhão de toneladas de produção em 2023, e da Virent. 

A proporção perfeita foi alcançada após vários testes em laboratório, de modo que pode ser usado sem nenhuma modificação técnica no motor. Mais detalhes sobre a preparação para o voo podem ser vistos no vídeo abaixo.

publicidade

A Emirates afirma que outras demonstrações serão feitas em breve para acelerar a certificação de SAF 100% para voos comerciais.

Imagem principal: Emirates Airline/Divulgação

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!