Imagem: Emirates Airline/Divulgação
Apesar de inovadores, os sistemas de propulsão a hidrogênio ou elétricos ainda perdem para uma solução mais eficiente e acessível para reduzir as emissões no curto prazo: o uso do ‘Combustível de Aviação Sustentável’ (ou SAF na sigla em inglês).
Basicamente, se trata de um composto feito de recursos mais sustentáveis, como óleos de origem orgânica (óleo de cozinha usado, por exemplo) ou resíduos florestais e agrícolas. Por enquanto, a indústria ainda não consegue utilizar um composto feito 100% de SAF em voos comerciais (os regulamentos permitem uma mistura de até 50%).
A boa notícia é que grandes fabricantes de motores para aeronaves já testaram o composto “verde” em proporções mais altas com sucesso. Agora, outro marco importante foi superado no Oriente Médio.
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A Emirates também está seguindo nessa direção, com uma demonstração pioneira de um Boeing 777-300ER que decolou do Aeroporto Internacional de Dubai (DBX) e permaneceu no ar por mais de uma hora com um dos motores alimentados por SAF 100%.
Foi o primeiro Boeing 777 do mundo a voar com o combustível mais “verde”. A importante conquista atesta que a tecnologia, além de compatível, pode se firmar como o composto número um da aviação nos próximos anos.
Segundo a Emirates, a mistura utilizado no voo combina SAFs de dois fornecedores, da Neste, que afirma ser a maior produtora de SAF do mundo, com planos de atingir 1,5 milhão de toneladas de produção em 2023, e da Virent.
A proporção perfeita foi alcançada após vários testes em laboratório, de modo que pode ser usado sem nenhuma modificação técnica no motor. Mais detalhes sobre a preparação para o voo podem ser vistos no vídeo abaixo.
A Emirates afirma que outras demonstrações serão feitas em breve para acelerar a certificação de SAF 100% para voos comerciais.
Imagem principal: Emirates Airline/Divulgação
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Esta post foi modificado pela última vez em 2 de fevereiro de 2023 10:30