No meio de seu terceiro mês como os novos chefões da DC, James Gunn e Peter Safran finalmente revelaram seus planos para um universo da gigante dos quadrinhos, abrangendo principalmente filmes e séries TV em uma estratégia diferente de tudo o que a marca Warner Bros. já teve antes.

Os planos da DC para o futuro do universo:

  • O título deste primeiro capítulo do DCU será “Gods and Monsters”
  • James Gunn anunciou cinco filmes futuros: Superman Legacy, The Brave and the Bold, Monstro do Pânico, Supergirl e The Authority.
  • Cinco séries de TV também foram anunciadas: Creature Commandos, Waller, Lanterns, Booster Gold e Paradise Lost.
  • Batman II, continuação do filme de Matt Reeves com Robert Pattinson, estreia em 3 de outubro de 2025.
  • Superman Legacy, que terá um novo protagonista mais jovem substituindo Henry Cavill, chega em 11 de julho de 2025.
  • Diretores e elenco destas produções futuras não foram revelados, com exceção de Waller, que será um spin-off de Pacificador estrelado por Viola Davis.
  • The Flash vai reiniciar totalmente o Universo DC.
  • Gunn e Safran estabeleceram duas regras do universo: um mesmo ator não viverá personagens diferentes da DC e cada personagem será vivido pelo mesmo ator entre filmes e séries de TV.

Leia mais:

publicidade

O capítulo 1 deste universo é chamado “Gods and Monsters”, ou “Deuses e Monstros” em tradução livre, uma parte do que se desenrolará entre 2025-2027 com cinco filmes, incluindo Superman Legacy escrito por Gunn, um novo filme de Batman e Robin intitulado The Brave and the Bold, um filme do Monstro do Pântano e filmes centrados na Supergirl e no universo mais profundo do esquadrão da DC The Authority.

Do lado da TV, há a série animada Creature Commandos escrita por Gunn, a série live-action que também é um spinoff de Pacificador chamada Waller com Viola Davis, assim como as séries Lanterns, Booster Gold e Paradise Lost. Sem contar com Waller, que tem parte do elenco de Pacificador, ainda não há atores ou diretores vinculados a esses projetos.

publicidade

Safran e Gunn conceberam seu grande projeto com uma sala de roteiristas reunida que reproduziu as ideias básicas criadas, com o grupo incluindo escritores como Christina Hodson, Jeremy Slater, Drew Goddard, Christal Henry e Tom King, e revelaram este plano em um vídeo publicado pelas redes sociais.

Ao todo, o plano é de dois filmes por ano e duas séries para a HBO Max no que é considerado um plano de oito a dez anos. Pode parecer que tudo é muito, muito profundo no universo DC, afastando-se do núcleo de Batman e Superman, mas há um método para a loucura de Gunn e Safran.

publicidade

“Uma de nossas estratégias é pegar nossos personagens de diamante – Batman, Superman, Mulher-Maravilha – e usar isso para ajudar a sustentar outros personagens que as pessoas não conhecem. Como o que aconteceu com os Guardiões (da Galáxia) de alguma forma. Como pegar equipes como The Authority, que eu sei que é uma ideia tão espetacular para um filme que é completamente diferente de super-heróis. Porque está realmente conectado ao Superman. É sobre usar essas propriedades conhecidas para ajudar a levar a propriedades menos conhecidas”, diz Gunn.

“Vamos prometer que tudo, desde o nosso primeiro projeto, será unificado”, disse Gunn. “Mas tivemos muita sorte nos próximos quatro projetos”, acrescentou o cineasta sobre os títulos que foram concebidos sob a chefia de Walter Hamada.

publicidade

Os próximos projetos da DC chegam muito em breve, principalmente Shazam! Fúria dos Deuses em março e The Flash em junho, sobre o qual Gunn afirma que “reinicia tudo”. Gunn ainda entregou um elogio forte ao último: “Vou dizer aqui que Flash é provavelmente um dos maiores filmes de super-heróis já feitos”.

Em seguida, eliminando qualquer dúvida sobre o futuro da Mulher Maravilha de Gal Gadot, do Aquaman de Jason Momoa e do Shazam de Zachary Levi, Safran enfatizou: “Esses quatro filmes são fantásticos. Não há razão para que qualquer um dos personagens ou atores que os interpretem não façam parte do DCU. Não há nada que proíba que isso aconteça.”

No entanto, o produtor de Aquaman e Esquadrão Suicida adicionou: ““Incorporaremos personagens do passado, mas principalmente lançaremos novos”. James Gunn também comentou sobre Besouro Azul, que estreia em agosto, afirmando que o filme “meio que tem seu próprio mundo e se encaixa diretamente em nosso DCU”.

Quanto à sequência de Todd Phillips, Coringa: Folie a Deux, à sequência do Batman de Matt Reeves e à série da HBO Max sobre o Pinguim, Safran confirmou que tais desvios do plano dele e de Gunn serão “rotulados claramente como DC-Elseworlds, assim como os quadrinhos fazem”. ou seja, continuarão existindo, mas fora do universo DC. “A barra será muito alta para projetos fora do DCU”, afirmou Safran.

Confira detalhes sobre os futuros projetos para o cinema e TV da porção do Universo DC intitulada “Gods and Monsters”, parte do plano de Gunn e Safran:

  • Batman II – filme: Gunn revelou que o roteiro da sequência de Batman ainda está em desenvolvimento, e, uma vez que se concretize, “é algo que teremos que equilibrar com este filme”. A dupla revelou que Batman II de Reeves terá sua estreia em 3 de outubro de 2025. Enquanto Robert Pattinson é o Cavaleiro das Trevas para Reeves, Gunn e Safran estarão procurando um novo ator para interpretar Batman para The Brave and the Bold. Embora tenham divulgado o nome de Ben Affleck novamente como diretor no DCU, eles não o nomearam para um projeto.
  • The Brave and the Bold – filme: Esta será a versão de Gunn e Safran do Batman do DCU fora do vivido por Robert Pattinson que Matt Reeves já criou. O filme contará com Batman e seu filho, Damien Wayne, como Robin “que é um f**** da p****”, conta Gunn. “Assassino, assassino que Batman enfrenta, que é o filho real de Batman que ele não sabe que existe nos primeiros 8 a 10 anos de sua vida… é uma estranha história de pai e filho sobre os dois e baseada na versão de Grant Morrison do Batman.”
  • Superman Legacy – filme: “Este é realmente o começo do DCU”, diz Safran. O projeto já foi anunciado com roteiro de Gunn. Nenhum diretor foi contratado, mas Safran estava dando uma cotovelada em Gunn ontem que ele realmente gostaria que ele dirigisse. A data de lançamento é 11 de julho de 2025. “Não é uma história de origem, ela se concentra no equilíbrio do Super-Homem entre sua herança kryptoniana e sua educação humana. Ele é a personificação da verdade, da justiça e do jeito americano, ele é a gentileza em um mundo que considera a gentileza antiquada”.
  • The Authority – filme: “Há grandes personagens selvagens que foram populares por um longo tempo e os estamos incorporando ao DCU”, diz Gunn. Ele ama a propriedade porque é uma mistura de anti-heróis, que resolvem o problema por conta própria, apesar do que os governos aconselham. Uma história básica está sendo escrita. The Authority foi criado depois que a StormWatch, uma força de defesa planetária contra alienígenas, foi destruída. O ex-membro desse grupo, Jenny Sparks, criou o The Authority com seus companheiros de equipe de StormWatch Black, Swift e Jack Hawksmoor. A equipe inclui Angela Spica, Jeroen Thornedike, Apolo e Midnighter.
  • Supergirl: Woman of Tomorrow – filme: baseado na série de quadrinhos de Tom King de 2022. “Em nossa série, vemos a diferença entre o Superman que foi enviado à Terra e criado por pais amorosos desde criança, contra a Supergirl que foi criada em uma rocha, um pedaço de Krypton, e viu todos ao seu redor morrerem e serem mortos de maneiras terríveis durante os primeiros 14 anos de sua vida, e então veio para a Terra quando ela era uma garotinha. Ela é muito mais hardcore, ela não é exatamente a Supergirl que estamos acostumados a ver.”
  • Monstro do Pântano – filme: investigará as origens sombrias da criatura, com um tom diferente de Superman e Batman e Robin. A crença da dupla é que o personagem mais sombrio irá interagir com os personagens principais da DC. Houve um filme do Monstro do Pântano em 1982, estrelado por Adrienne Barbeau, que também gerou uma sequência em 1989. Depois, houve uma série CW de 2019.
  • Waller – série live-action da HBO Max, spinoff de Pacificador. “Estamos usando os mesmos atores, esta é uma continuação de Pacificador. Estou trabalhando em Superman, então não podemos fazer a segunda temporada de Pacificador. Estamos trabalhando em Waller no meio”, disse Gunn. Christal Henry, de Watchmen, está escrevendo a série ao lado de Jeremy Carver.
  • Lanterns  – série live-action da HBO Max: “Nossa visão para isso é True Detective”, diz Safran, citando a famosa série antológica investigativa da HBO. “É baseado na Terra, tem dois de nossos Lanternas Verdes favoritos – Hal Jordan e John Stewart… Isto desempenha um papel muito importante na história principal que estamos contando no cinema e na televisão. Esta é uma série muito importante para nós”. Safran especificou que esta versão é diferente daquela que Greg Berlanti tinha em andamento; o último sendo uma ópera espacial.
  • Paradise Lost – série live-action da HBO Max: “Será uma história no estilo de Game of Thrones sobre Themyscira, o lar das amazonas e o local de nascimento da Mulher Maravilha. Este drama é realmente sobre a intriga política por trás da sociedade onde todos são mulheres. Como isso aconteceu?” diz Safran. “Quais são as belas verdades e as feias verdades por trás de tudo isso e como são as intrigas entre todos os jogadores de poder nessa sociedade?” acrescenta Gunn. A série acontecerá antes do nascimento de Diana (também conhecida como Mulher Maravilha).
  • Booster Gold – série da HBO Max: trata-se de uma produção sobre um perdedor do futuro, que usa a tecnologia do futuro para voltar ao presente e fingir ser um super-herói. “Síndrome do impostor como super-herói”, descreve Gunn.
  • Creature Commandos – série animada. “A animação levará ao live-action e de volta à animação”, disse Gunn. “É uma maneira de contar histórias gigantescas e enormes sem gastar US$ 50 milhões por episódio. Gunn escreveu a série, está terminada. Creature Commandos é composto por super-humanos militares, incluindo um líder humano, um lobisomem, um vampiro, o monstro de Frankenstein e uma górgona. Gunn apontou que Weasel de seu Esquadrão Suicida estará na série. Esse bando de desajustados foi apresentado em Weird War Tales #93 (novembro de 1980), criado por J. M. DeMatteis e Pat Broderick.

Além disso, a dupla explicou algumas regras criadas por eles para a criação deste novo universo:

  • Qualquer um escalado para uma série de TV da DC também interpretará esse personagem nos filmes.
  • Nenhum ator fará dois papéis. Portanto, Jason Momoa é o Aquaman daqui para frente, não o Lobo.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!