Uma caverna misteriosa, repleta de figuras enigmáticas entalhadas nas paredes, a 75 km de Londres, na Inglaterra, vem impressionando os arqueólogos desde que foi revelada, em 1742.

A descoberta da caverna, batizada de Royston, nome da cidade onde ela fica, foi obra do acaso: um trabalhador viu a entrada de um poço profundo protegida por uma pedra de moinho enquanto escavava fundações de um novo espaço para o mercado da manteiga.

publicidade
A Caverna Royston, localizada na cidade de mesmo nome, na Inglaterra, virou ponto de visitação turística. Imagem: Royston Cave/Divulgação

Entre as figuras nas paredes estão rostos sem expressão, além de cenas religiosas e pagãs – com algumas aparentemente representando rituais de tortura. Em meio às cenas religiosas, está um grande painel que teria relação com a morte e a ressurreição de Jesus Cristo.

Segundo a BBC, certa vez um garoto desceu ao poço a procura de um possível tesouro ali escondido, conforme especulações da população, e encontrou algumas joias, um crânio, ossos humanos e outras coisas.

Foi ele quem primeiro viu os desenhos nas paredes, o que logo virou assunto na cidade. Até hoje, quase três séculos depois, ninguém sabe as origens e significados reais dessas figuras.

Diversas figuras enigmáticas estão entelhadas nas paredes do local. Imagem: Royston Cave/Divulgação

O local também abriga esculturas como um cavalo e algumas “Sheelas na Gig”, talhas figurativas de mulheres nuas mostrando uma vulva exagerada – uma espécie de símbolo da fertilidade feminina.

Há também muitos desenhos de coroas, espadas e diversos tipos de trajes. Um desenho que merece destaque é o de uma pessoa segurando um crânio na mão direita e uma vela na esquerda, representando uma possível cerimônia de iniciação.

Leia mais:

De acordo com um estudo recente sobre os desenhos, várias das figuras foram gravadas nas paredes por volta do ano 1300.

Tendo em vista que não há nenhum documento sobre a existência daquela construção, os historiadores têm várias teorias sobre sua origem. 

Há muitas especulações sobre as origens da caverna, que abriga esculturas e figuras misteriosas. Imagem: Royston Cave/Divulgação

Uma delas diz que a caverna foi construída como esconderijo dos Cavaleiros Templários, uma ordem militar de Cavalaria que existiu durante cerca de dois séculos na Idade Média. Há ainda quem acredite que o local tenha sido uma loja maçônica, uma antiga capela particular ou a casa subterrânea de um eremita. Outra corrente defende que ali seja um ponto de conexão de dois locais sagrados.

Tudo isso, no entanto, não passa de mera especulação – e o mistério em torno da caverna Royston permanece (talvez, até, para sempre). De qualquer forma, o local virou ponto turístico, com cobrança de ingresso para visitação. Se você estiver por ali e quiser conhecer o lugar, acesse o site da organização para mais informações.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!