Existem diversos meios pelos quais a Astronomia pode entrar na vida de uma pessoa. Alguns indivíduos se interessam pelo tema desde criança, ao folhear um livro ou assistir a filmes e a vídeos na Internet. Outros, se apaixonam quando observam pela primeira vez através de um telescópio. 

Essa história que vem do interior da Paraíba, no entanto, talvez seja diferente de todas as outras que nós já ouvimos. Presos de uma cadeia pública estão construindo seus próprios telescópios para observar o Universo e levar a Astronomia para as escolas públicas da região.

O astrônomo amador Lindemberg Gonçalves Lima é o convidado do programa Olhar Espacial desta sexta-feira (3). Imagem: Arquivo pessoal

A ideia partiu do diretor da casa de detenção, Lindemberg Gonçalves Lima, que, nas horas vagas, também é astrônomo amador. E ele é o convidado desta sexta-feira (3) do Programa Olhar Espacial, para falar sobre essa proposta tão interessante.

Lindemberg é diretor da Cadeia Pública da cidade de Esperança, no interior do estado, onde trabalha há 14 anos. Durante a quarentena imposta pela pandemia de Covid-19, ele decidiu montar seu próprio telescópio, que serviu de inspiração para o projeto de ressocialização batizado de “Esperança no Espaço”.

publicidade

No programa desta noite, ele vai mostrar como é o processo de construção dos telescópios, o que pode interessar a quem também pretende produzir o seu. Imperdível, não é mesmo?

Leia mais:

Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia — APA; membro da SAB — Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da BRAMON — Rede Brasileira de Observação de Meteoros — e coordenador regional (Nordeste) do Asteroid Day Brasil, o programa é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h (horário de Brasília), pelos canais oficiais do veículo no YouTube, Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e TikTok, além do canal por assinatura Markket (611-Vivo, 56 -Sky e 692-ClaroTV).

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!