Nesta sexta-feira (3), o governo chinês criticou a afirmação dos Estados Unidos de que um suposto balão de espionagem que estaria sobrevoando o país. Na quinta-feira (2) o Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos EUA, afirmou que havia detectado um balão pairando sobre uma região dos Estados Unidos, e que este artefato teria sido enviado pela China.  

Os norte-americanos afirmam que o balão sobrevoou diversos estados, como Montana e Wyoming. Ainda segundo o Pentágono, o objeto não foi derrubado por conta da segurança dos moradores e por não se saber ao certo o que haveria dentro do objeto. 

publicidade

Leia mais:

O Ministério das Relações Exteriores da China repudiou as afirmações do Pentágono e classificou o anúncio dos norte-americanos como especulação. 

publicidade

“A China é um país responsável e estamos sempre observando as leis internacionais. Não temos intenção de invadir o espaço aéreo dos Estados Unidos. Estamos apurando e verificando este assunto. Esperamos que ambos os lados possam lidar com o assunto com calma e prudência.

Mao Ning, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China
EUA
Imagem: Larry Mayer

Escalada de tensões

O ano de 2022 foi marcado pelo acirramento das tensões diplomáticas entre China e Estados Unidos. Boa parte desse acirramento se deve à guerra na Ucrânia. A China apoia a Rússia no conflito, enquanto os EUA estão do lado oposto.

O clima piorou quando a presidente da Câmara dos Deputados norte-americanos, Nancy Pelosi, visitou Taiwan em agosto do ano passado. Pequim considera a ilha parte de seu território e enxergou a viagem como provocação.

publicidade
Imagem: Divulgação

Os ânimos se acalmaram em novembro, quando os dois líderes dos países se encontraram durante a cúpula do G20 na Indonésia. Agora, o novo episódio pode voltar a aquecer a fervura.

Imagem destacada: Shutterstock

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!