Mais de 1,6 mil mortes já foram confirmadas em decorrência de um forte terremoto que atingiu a Turquia e Síria nesta segunda-feira (16). O tremor de magnitude 7,8 é o mais forte na região em mais de 80 anos.

Pela manhã, horas após o primeiro terremoto, um tremor secundário de 7,5 graus também foi sentido. O tamanho do estrago ainda está sendo medido pela autoridades turcas, o balanço atual fala de pelo menos 2.800 edifícios totalmente destruídos.

publicidade

O que sabemos sobre o terremoto que atingiu a Turquia?

  • 7,8 graus de magnitude
  • Mais de 1,6 mil mortos
  • Mais de 2.800 edifícios destruídos
  • O mais forte em 80 anos na região

O epicentro do terremoto que atingiu a Turquia e a Síria foi a 10 quilômetros da superfície, o que pode explicar o tamanho da destruição. O local fica na cidade turca de Kahramanmaras, próximo a fronteira entre os dois países.

Leia mais:

publicidade

Terremoto causa devastação

O tremor ainda foi sentido em Israel, Chipre e no Líbano. Segundo o governo turco, mais de 40 países anunciaram o envio de ajuda após o terremoto.

O presidente Luís Inácio Lula da Silva, comentou sobre a tragédia no Twitter. O chefe de estado manifestou solidariedade com as vítimas do terremoto.

publicidade

“Olhamos com preocupação para as notícias vindas da Turquia e Síria, após terremoto de grande magnitude. O Brasil manifesta sua solidariedade com os povos dos dois países, com as famílias das vítimas e todos que perderam suas casas nessa tragédia”

Lula

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!