Mais um episódio de The Last of Us finalmente chegou neste domingo (5), com a série da HBO continuando a explorar a jornada de Joel e Ellie em meio ao caos criado pela infecção do fungo Cordyceps.

ATENÇÃO: O texto abaixo contém spoilers do episódio 4 The Last of Us.

publicidade

Após conhecermos toda a história de Bill e Frank no episódio anterior, com um longo flashback tomando conta da maior parte do episódio, agora a jornada de Joel e Ellie volta a ser o foco da série, com um episódio inteiramente localizado no tempo presente.

Leia mais:

publicidade

Joel e Ellie deixam o porto seguro criado por Bill e Frank rumo a Wyoming, estado americano onde supostamente está o irmão de Joel, Tommy – personagem vivido por Gabriel Luna que conhecemos no episódio 1. Os fãs do game certamente vão encontrar muitos elementos que chamam a atenção, incluindo a canção de Hank Williams “Alone and Forsaken”, assim como o livro de trocadilhos de Ellie, “No Pun Intended: Volume Too”.

É inclusive por meio das piadas que Ellie tenta se aproximar de Joel, apesar de ele inicialmente ignorá-la. Mas aos poucos, é possível perceber o instinto paterno retornando ao velho contrabandista, principalmente nos momentos em que ele nota que Ellie está sentindo medo. Apesar de ele dizer à jovem que ela é apenas “carga” para ser transportada, Ellie cada vez mais aparenta significar mais para Joel.

publicidade

A jornada parece tranquila, com os dois parando a cada hora para abastecer a velha caminhonete de Bill, mas as coisas tomam outro rumo quando um desvio na rota se faz necessário. Joel e Ellie se deparam com um grupo, e um objeto guardado na mochila de Ellie se faz extremamente necessário.

the last of us
Kathleen (Melanie Lynskey). Imagem: HBO

É também aí que conhecemos Kathleen, personagem nova na trama de The Last of Us interpretada por Melanie Lynskey. A série a descreve como “a líder impiedosa de um movimento revolucionário em Kansas City”. Kathleen mostra rapidamente que o “impiedosa” realmente a descreve, enquanto seu bando sai em busca de Joel e Ellie, mas também protagonizam uma outra busca por personagens conhecidos no game.

publicidade

Falando no game, a jornada atual de Joel e Ellie por Kansas City parece corresponder a elementos do que eles viveram quando foram em direção a Pittsburgh, inclusive quem eles eventualmente encontram. Kathleen também aparenta estar escondendo algo sinistro em um dos prédios da cidade, enquanto segue com uma busca implacável por uma dupla de conhecidos, e outra de desconhecidos – Joel e Ellie.

O episódio não entrega muito sobre o desfecho desta aventura em Kansas City, mas apresenta novos personagens originais e também outros conhecidos do game, e ao mesmo tempo é muito utilizado para aprofundar a relação de Joel e Ellie. A dupla conversa de forma relutante sobre os acontecimentos da jornada, mas ainda existem muitas coisas que um não revela ao outro, em especial sobre seus passados.

No entanto, a confiança entre eles cresce cada vez mais, assim como o cuidado e a preocupação com a segurança um do outro. Tanto Bella Ramsey quanto Pedro Pascal se destacam no episódio 4, que termina com os dois enfrentando uma ameaça que deve abrir o episódio 5, que estreia na HBO Max de forma antecipada na próxima sexta-feira (10) às 23h.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!