A Agência Nacional de Segurança Cibernética (ACN) da Itália informou no domingo (5) que milhares de servidores de computador em todo o mundo foram alvo de um ataque hacker de ransomware. O órgão fez um alerta às organizações para que, diante do risco contra a segurança cibernética, tomem medidas para proteger seus sistemas. 

À Reuters, o diretor-geral da ACN, Roberto Baldoni, explicou que o ataque visou explorar uma vulnerabilidade de software, alcançando grande escala, comprometendo servidores de vários outros países europeus, como França e Finlândia, contudo, Estados Unidos e Canadá também não escaparam. 

Leia mais! 

“A CISA está trabalhando com nossos parceiros dos setores público e privado para avaliar os impactos desses incidentes relatados e fornecer assistência quando necessário”, informou também a Agência de Segurança Cibernética e Infraestrutura dos EUA. 

publicidade

Clientes da Telecom Itália relataram problemas de internet no último domingo. Embora os dois problemas não estejam relacionados, o país acredita que dezenas de organizações italianas tenham sido afetadas e emitiu o alerta para que todos, atingidos ou não, verifiquem a segurança dos seus sistemas e evitem o bloqueio. 

Imagem: shutterstock

Ataque hacker 

Junto ao avanço da internet e suas tecnologias, estão também as vulnerabilidades, tema que deve ser ponto de preocupação principalmente entre empresas. Em 2022, por exemplo, o roubo de criptomoedas sob a atuação de hackers bateu recorde quando comparado com os números de 2021 — o que mostra uma escalada nas habilidades e ações pontuais de invasores. 

O Brasil é o quinto país do mundo em número de ataques de hackers contra empresas, atrás apenas de EUA, Reino Unido, Alemanha e África do Sul. Se considerados apenas os casos de “ransomware”, que são aqueles que envolvem o bloqueio do sistema em troca de um pagamento de resgate, foram 9,1 milhões de casos em 2021 — mais do que o registrado em 2020. 

Em dezembro de 2022, a ISH Tecnologia, empresa de cibersegurança, divulgou uma lista com as 15 vulnerabilidades mais exploradas por criminosos, as quais você pode conferir aqui

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!