Um grupo de Big Techs formado pelas empresas Heirloom, CarboneCure e Concrete Supply Company está empenhando em desenvolver uma tecnologia capaz de reduzir um grande problema climático: a emissão de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera gerada através da fabricação de concreto.

Leia mais:

Além de produzir de forma responsável e sem causar danos ao meio ambiente, as companhias estão trabalhando em de formas captar o gás na atmosfera. A iniciativa tem justificativas ambientais e até mercadológicas:

  • A produção de concreto está diretamente ligada a alterações climáticas.
  • O setor é responsável por cerca de três vezes mais poluição por dióxido de carbono do que a aviação.
  • Não há registros de outras iniciativas com o mesmo propósito.
  • Essa é a primeira vez que esse tipo de ação ganha forma. Caso seja potencializado a nível mundial, poderá ser um grande recurso para reduzir a enorme emissão de gases de efeito estufa.

Concreto ecológico? Como a tecnologia deve funcionar

A primeira fase do projeto foi desenvolvida pela startup Heirloom, que fica na Califórnia. Os pesquisadores usaram uma tecnologia com óxido de cálcio do calcário, que age como uma espécie de ”esponja” para extrair o dióxido de carbono do meio ambiente.

publicidade

Até o momento, a Heirloom só testou o projeto em pequena escala em uma indústria local, mas diversas empresas já estão de olho na iniciativa, que até agora vem sendo chamada de ”captura direta do ar” (direct air capture).

A startup está atuando diretamente com a empresa CarbonCure Technologies, que já vem exercendo um trabalho com mais responsabilidade ambiental desde 2012, produzindo concreto através de resíduos de CO2 de processos industriais.

A CarbonCure espera que, quando o dióxido de carbono for preso ao concreto, ali permaneça por até milhares de anos, mesmo em casos de demolições. O projeto já conta também com investimento direto de um fundo de Bill Gates.

Água de reúso na Central de Concreto contendo CO2 mineralizado
Água de reúso na Central de Concreto contendo CO2 mineralizado / Reprodução/CarbonCure Technologies

Via: The Verge

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!