Sim, dá para fazer Pix no crédito. Mas não em todos os bancos. Neste caso, o valor precisa estar dentro do seu limite, vem acompanhado de juros e aparece, depois, na sua fatura. Entre os bancos que oferecem Pix com cartão de crédito, estão Nubank (primeiro a lançar essa modalidade no Brasil), PicPay e Santander.

Para você se inteirar sobre o assunto, o Olhar Digital explica como funciona Pix no crédito, o caminho para fazer esse tipo de transação (no Nubank) e para quais situações ela é mais recomendável.

Leia mais:

O que é Pix no crédito?

Botão para fazer PIX no crédito no app do Nubank
Ao fazer PIX no crédito, você usa seu limite no banco, ao invés do saldo (Imagem: Pedro Spadoni/Olhar Digital)

Em suma, é você transferir dinheiro de maneira instantânea sem ele sair do seu bolso. Por isso, dá para fazer esse tipo de Pix sem ter a quantia no saldo da sua conta. Assim, pessoas e empresas recebem na hora, enquanto você ganha um tempinho para pagar ao banco. Em suaves parcelas, se quiser.

publicidade

Por exemplo, sabe quando atendentes te perguntam “débito ou crédito?”, você responde “crédito” e parcela a compra? É o mesmo raciocínio, mas aplicado no Pix – modalidade em que, até pouco tempo atrás, só podia ser no débito.

Porém, existem limitações. Antes de mais nada, valor do Pix precisa estar no limite do seu cartão de crédito e vai constar na fatura. Além disso, alguns bancos barram transferências de mesma titularidade. Ou seja, você fazer Pix para você mesmo em outro banco.

Por fim, lembre-se dos juros. Este é o cerne da diferença entre pagar no crédito e fazer Pix com cartão de crédito. Ao dividir uma compra, empresas seguem tetos de parcelas, debaixo dos quais não cobram juros de você. Já no Pix, sempre tem juros.

Como fazer Pix com cartão de crédito

Cada banco tem seu caminho, no aplicativo, para fazer Pix no crédito. A título de exemplo, o Olhar Digital te mostra o passo-a-passo no app do Nubank:

Tempo necessário: 3 minutos.

Como fazer Pix com cartão de crédito no Nubank

  1. Abra o aplicativo e acesse a “Área Pix”

    É o primeiro botão na tela inicial do app.Tela do app do Nubank num iPhone

  2. Toque em “Transferir”

    Também é o primeiro botão, mas desta vez da “Área Pix”.Tela da Área PIX do app do Nubank num iPhone

  3. Determine o valor do Pix, escolha quem vai recebê-lo e toque no botão “Escolher como transferir”

    Pode parecer muita coisa, mas leva menos de 30 segundos para fazer.Telas da Área PIX do app do Nubank num iPhone

  4. Escolha “Cartão de crédito”

    O Pix no crédito começa, efetivamente, aqui.Tela da Área PIX do app do Nubank num iPhone

  5. Toque no número de parcelas que quiser (com atenção ao aumento do valor total em cada item)

    É aqui onde mora o perigo. Cheque os valores e pondere se essa modalidade vale a pena para a sua situação.Tela da Área PIX do app do Nubank num iPhone

  6. Após conferir dados, juros e afins, vá em “Transferir”

    Confira tudo mesmo, para evitar dores de cabeça depois de realizar a transferência.Tela da Área PIX do app do Nubank num iPhone

Já para passar Pix no crédito usando QR Code no app do Nubank, o caminho muda um pouco. Assista abaixo ao passo-a-passo:

Quando usar Pix no crédito

Você pode fazer esse tipo de PIX quantas vezes quiser, desde que o total não ultrapasse seu limite no banco. Mas existem boas práticas para essa facilidade não virar uma bola de neve e te atropelar.

Para Carlos Castro, especialista da Planejar (Associação Brasileira de Planejamento Financeiro), PIX no crédito vale a pena quando a soma das parcelas, com juros e taxas, é menor ou igual ao preço que você pagaria em outro meio de pagamento. Por exemplo, no débito. E existe um pulo do gato aí.

O PIX, mesmo o PIX com cartão de crédito, é análogo a pagar com dinheiro. Então, seu poder de barganha aumenta, além de dar um alívio no orçamento do mês, no caso do parcelamento.

Carlos Castro, especialista da Planejar (Associação Brasileira de Planejamento Financeiro), em entrevista ao Blog do Nubank
Pessoa segurando celular com tela do PIX
Fazer PIX com cartão de crédito é um recurso, mas é bom usar com parcimônia para não se enrolar depois (Imagem: Divulgação)

Confira abaixo outros cuidados sugeridos pelo especialista:

  • Avalie se é, mesmo, a melhor forma de pagamento;
  • Faça as contas para checar se juros e demais taxas compensam;
  • Fique de olho na fatura do seu cartão de crédito;
  • Evite fazer contas de cabeça;
  • Trace metas de gastos.
Dá para fazer Pix no crédito?

Sim. Ao fazer esse tipo de Pix, o valor sai do limite do seu cartão de crédito, ao invés do saldo da sua conta. É o mesmo raciocínio de pagar uma compra no crédito, ao invés de no débito.

Qual banco envia Pix com cartão de crédito?

Por ora, você consegue fazer Pix com cartão de crédito no Nubank, PicPay, Santander, Banco BV, Digio e Recarga Pay. Cada um tem suas condições, taxas e limites para o uso desse tipo de Pix.

Fontes: Nubank (PIX no crédito e dicas)

Imagem de destaque: Pedro Spadoni / Olhar Digital

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!