Aplicativo gratuito usa tecnologia em prol da acessibilidade

O aplicativo Alia Inclui busca, de forma pioneira, unir tecnologia e acessibilidade para auxiliar pessoas cegas ou com baixa visão nas compras
Ana Luiza Figueiredo07/02/2023 18h48, atualizada em 08/02/2023 20h32
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O aplicativo Alia Inclui, criado por uma startup brasileira, busca oferecer uma alternativa simples, intuitiva e gratuita para audiodescrição de rótulos diversificados para que pessoas cegas e de baixa visão tenham mais autonomia ao saber o que estão adquirindo em supermercados.

Disponível para Android e iOS, o aplicativo permite que pessoas com deficiência visual acessem informações relevantes dos rótulos de produtos diversificados, que são audiodescritos pela tecnologia através de leitura de código de barras.

Leia mais:

Este lançamento tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos mais de 7,8 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência visual que residem no país, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2022.

Muitas pessoas não vivem a experiência de ir aos supermercados e farmácias por falta de acessibilidade, incluindo ruas, estabelecimentos e, sobretudo, nos produtos. A Alia Inclui, surgiu para ser parte de um movimento de transformação desta realidade, permitindo o acesso a informações importantes, tanto no momento da compra quanto no consumo, como: nome do produto, peso, valores nutricionais, quantidade, entre outros campos cadastrados. O direito de escolha é ampliado com o surgimento da plataforma que pode ser utilizada por pessoas físicas, jurídicas, ONGs e associações.

Caroline Dall Acua, mulher com deficiência visual e cofundadora da ALIA INCLUI
aplicativo
Caroline Dall Acua, cofundadora da ALIA INCLUI usando o aplicativo. Imagem: Divulgação

Para usá-lo basta abrir o aplicativo e apontar a câmera do celular para um produto que as informações serão veiculadas pelo TalkBack (Android) ou VoiceOver (iOS). Entre as funcionalidades do app estão o reconhecimento do código de barras em tempo real, contando com aviso sonoro para melhor posicionamento do produto, e a leitura das informações nas mais diversas formas de apresentação de embalagens e produtos.

“Alimentos em geral, itens para a saúde e bem-estar, como medicamentos, e qualquer outro produto com código de barras pode ser identificado, basta que esteja cadastrado na Alia Inclui”, conta Caroline Dall Acua, que salienta que o lançamento do app também realiza treinamentos e capacitações para empresas e seus colaboradores com apoio técnico e vivencial para que se tornem vetor de inclusão e acessibilidade.

O aplicativo Alia Inclui é gratuito e está disponível na App Store para dispositivos iOS, e na Play Store para Android.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.