A startup 3D Bio-Tissues (ou 3DBT) conseguiu alcançar um marco importante na área de carne cultivada. A empresa de biotecnologia do Reino Unido acaba de apresentar o primeiro bife do mundo totalmente “cultivado” em laboratório

  • O filé da 3DBT nasceu de células extraídas dos porcos. 
  • Essas células foram então cultivadas, divididas e transformadas em bife.
  • O produto final foi um bife de 9 cm de largura, 4 cm de comprimento e 1 cm de altura.
  • A empresa optou por não usar soro fetal bovino na composição, um líquido polêmico feito a partir de fetos bovinos que estimula o crescimento celular.
  • No lugar do soro, a 3DBT usou um reforço celular independente e patenteado chamado ‘City-mix’. É ele que fornece integridade estrutural à carne. 
Imagem: 3DBT/Divulgação

No fim, resta saber como foram os testes de paladar. A 3DBT diz que o produto consegue replicar o sabor, a textura e a aparência de um filé de carne de porco tradicional. “Estamos absolutamente encantados com a aparência, sabor, aroma e textura de nossa carne de porco cultivada”, disse Che Connon, CEO da 3DBT, em comunicado.

publicidade

Nosso filé sem crueldade excedeu nossas expectativas em todos os aspectos. Estamos extremamente entusiasmados com o progresso tecnológico que estamos fazendo e o impacto que isso pode ter em nossa indústria

Che Connon, CEO da 3DBT

Leia mais:

Mercado de carne sustentável pode valer bilhões no futuro

Existem boas razões para a ideia virar tendência no futuro. Segundo um levantamento da CE Delft, a carne cultivada causa 92% menos aquecimento global que a comum. Já o corte estimado na poluição do ar é de 93%, sem contar com a necessidade de ocupar muito menos terreno e economizar 78% de água em todo o processo de produção. 

publicidade

O nicho de carne cultivada também deve valer bilhões no futuro. A consultoria McKinsey prevê que esse mercado pode bater US$ 25 bilhões até 2030 (quase R$ 130 bilhões em conversão direta).

Fundada em 2019, a 3DBT também chegou a produzir córneas humanas para pessoas com deficiência visual antes de mudar o foco para a carne cultivada. Agora, a empresa planeja apresentar a sua criação em um evento público. Será que a iguaria vai vingar?

publicidade

Imagem principal: 3DBT/Divulgação

Via: The Next Web

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!