Uma estátua de um antigo imperador romano foi encontrada recentemente. O curioso é que parece que o governante está “fantasiado” de Hércules na representação. Ela data de uma época em que o cristianismo estava se espalhando por todo império e pondo de lado a religião greco-romana.

• A estátua provavelmente retrata Gaius Messius Quintus Trajanus Deciu, também conhecido como Imperador Décio
  • Governou o império romano de 249 a 251 EC.
  • Morreu junto com seu filho em 251 EC na Batalha de Abritus, atual Bulgária

A estátua foi encontrada em uma trincheira, próxima a um duto de esgoto no Parco Scott. O parque fica perto de uma importante via que liga Roma ao Sul da Itália, a  Via Appia. Segundo pesquisadores do Parco Archeologico dell’ Appia Antic em comunicado no Facebook, a figura foi colocada no lugar em algum momento dos últimos 100 anos.

Religião greco-romana e o Imperador Décio

A estátua mostra um homem vestindo a pele do leão de Neméia, uma das criaturas mortas nos 12 trabalhos de Hércules, no entanto a pessoa representada não é o semideus. A partir de comparações com moedas que possuíam a imagem do Imperador Décio, os arqueólogos perceberam as semelhanças entre os dois.

A estátua encontrada parece representar o Imperador Décio vestindo a pele do leão de Neméia. (Credito: Parco Archeologico dell’Appia Antic)

Arqueólogos e pesquisadores que não estiveram envolvidos na descoberta, também confirmam  em resposta a Live Science, a semelhança entre as representações já conhecidas do Imperador Décio com a estátua.

O cabelo curto e a barba também são características semelhantes às representações conhecidas de Décio.

Sam Heijnen, pesquisador da Vrije University Amsterdam e com tese de doutorado sobre retratos imperiais romanos

Certamente a iconografia é a normal para Hércules, e o rosto se assemelha a outros retratos de Décio

James Rives, professor de Clássicos, na Universidade da Carolina do Norte

O Imperador Décio tinha um forte apelo às crenças religiosas tradicionais. Enquanto o cristianismo se espalhava pelo império romano, ele insistia em reforçar a adoração aos deuses greco-romanos. Dessa forma, faz sentido que a estátua realmente represente ele.

No entanto, não se sabe se a estátua foi encomendada pelo próprio imperador ou se ela foi feita a pedido de outra pessoa.