O Comitê de Médicos de Medicina Responsável (PCRM), que visa inspecionar a ética na área da saúde, informou que irá solicitar uma investigação contra a Neuralink, empresa de implantes cerebrais de Elon Musk. De acordo com a instituição, a companhia pode ter transportado patógenos perigosos, com alto risco biológico. 

Segundo informações da Reuters, o PCRM explicou ao Departamento de Transportes dos EUA (DOT) que teve acesso a documentos que sugerem o manejo inseguro de implantes removidos dos cérebros de macacos. Esses equipamentos podem ter transmitido doenças infecciosas, violando a lei federal norte-americana.   

publicidade

Leia mais! 

Os registros mostram casos de estafilococos, patógeno resistente a antibióticos, e vírus do herpes tipo B, transportados sem medidas de contenção adequadas. Conforme o grupo, esses microrganismos podem causar sérios problemas de saúde em humanos, como infecções na corrente sanguínea, pneumonia e danos cerebrais graves. 

publicidade

O histórico documentado da empresa de práticas de laboratório desleixadas e inseguras obriga o DOT a investigar e cobrar multas apropriadas.

disse o PCRM no pedido. 
Imagem: Bret Hartman – flickr (Creative Commons)

Investigação por maus-tratos aos animais ocorre desde 2022 

Os novos documentos se juntam a outra investigação já em andamento contra a companhia. Desde o início do ano passado a empresa está sob investigação federal por possíveis violações da Lei de Bem-Estar Animal — funcionários denunciaram que os testes em animais estavam sendo acelerados, causando sofrimento e mortes desnecessárias. 

Ao todo, a empresa já matou cerca de 1.500 animais, incluindo mais de 280 ovelhas, porcos e macacos, após experimentos quem ocorrem desde 2018, conforme registros analisados pela Reuters.  

publicidade

Embora o número total de mortes de animais não indique necessariamente que a Neuralink está violando regulamentos ou práticas de pesquisa padrão, relatos de ex-funcionários e conflitos entre especialistas da área coloca o projeto de “chip cerebral” em cheque. Veja aqui o depoimento de ex-colaboradores

O que a Neuralink está desenvolvendo? 

A startup de Elon Musk está desenvolvendo um chip cerebral que promete unir a mente humana a computadores. Como resultado e principal objetivo, o intuito é ajudar pessoas paralisadas a andar novamente e ainda curar outras doenças neurológicas. 

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!