Quando você posta fotos e/ou vídeos no status do WhatsApp, a plataforma comprime os arquivos. É procedimento padrão. A ideia é deixá-los mais leves, para não comerem muito da sua internet nem demorar para subir. Mas essa compressão pode prejudicar a qualidade da imagem.

Em alguns casos, o status sai com uma espécie de efeito embaçado ou pixelado após passar pela compressão. Porém, existem caminhos para você driblar tanto o recurso quanto outras causas possíveis da perda de qualidade. A seguir, o Olhar Digital te mostra quatro dicas para melhorar a qualidade do seus status do WhatsApp.

publicidade

Leia mais:

Limpe sua câmera

Telas da câmera do status do WhatsApp num iPhone
Limpar a câmera antes de postar status do WhatsApp faz muita diferença (Imagem: Pedro Spadoni/Olhar Digital)

Para começar, vamos passar pelo óbvio: conforme você esfrega seu celular em superfícies diferentes (mãos, roupas, mesas etc), as lentes das câmeras ficam sujas. Aqui não tem mistério, basta enroscar a ponta de um dedo num tecido e limpar a lente com carinho. A melhora é instantânea e leva 30 segundos.

publicidade

Passe pelas stories do Instagram primeiro

Telas de stories do Instagram e status do WhasApp num iPhone
Além da compressão ser menos aparente, Instagram acrescenta um charme nas imagens (Imagem: Pedro Spadoni/Olhar Digital)

Agora, vamos aos dribles. O Instagram também comprime fotos e vídeos antes de soltá-los nas Stories, mas a perda da qualidade é menos gritante, dependendo do modelo do seu celular. Por isso, a dica é jogar o conteúdo nas stories primeiro, depois baixá-lo de lá e colocar nos status do WhatsApp. Nem precisa postar (veja o passo-a-passo na imagem acima). Inclusive, dá para usar os filtros (e demais ferramentas) do Insta para acrescentar um charme aos seus status.

Use algum app para comprimir arquivos

Telas do InShot num iPhone
Assim como o Instagram, o InShot deixa imagens para status do WhatsApp mais estilosas (Imagem: Pedro Spadoni/Olhar Digital)

Sabe a dica de passar pelas stories primeiro, para usar a compressão do Instagram? É o mesmo procedimento, mas em algum outro aplicativo que também faça isso. Por exemplo, o InShot (disponível para Android e iPhone). Nele, além da edição de fotos, dá para escolher a resolução antes de salvar clipes de vídeo. Neste caso, lembre-se dos limites do WhatsApp para status: 30 segundos, 16 MB.

publicidade

Poste status a partir de uma conversa

Telas do WhatsApp num iPhone
Postar status do WhatsApp a partir de um anexo numa conversa dribla a compressão do app (Imagem: Pedro Spadoni/Olhar Digital)

Por fim, ao invés de usar a câmera do status ou postar algo direto da sua galeria, você acrescenta uma escala: alguma conversa. Mas o pulo do gato está em você mandar o conteúdo como anexo no chat, porque aí o WhatsApp não o comprime.

Para fazer isso, você precisa escolher “documento”, ao invés de “galeria” (no Android) ou “fotos e vídeos” (no iPhone). Assim, o Whats puxa o conteúdo do gerenciador de arquivos do seu celular. No Android, eles aparecem automaticamente no gerenciador. Já no iPhone, precisa disponibilizá-los no app Arquivos primeiro. Veja abaixo como fazer isso:

publicidade

Tempo necessário: 2 minutos

Como passar fotos e vídeos para app Arquivos no iPhone

  1. Abra o app Fotos

    Ícone do app Fotos na tela inicial do iPhone

  2. Toque no ícone “compartilhar”

    Foto aberta no app Fotos num iPhone

  3. Escolha “Salvar em Arquivos”

    Tela de compartilhamento de foto num iPhone

Depois, é só abrir o conteúdo na conversa, tocar em compartilhar e escolher seus status como destino final.

Imagem de destaque: Pedro Spadoni / Olhar Digital

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!