O WhatsApp deixou de ser um simples aplicativo de troca de mensagens e se tornou uma importante ferramenta de comunicação e de negócios. O aplicativo mais popular do mercado brasileiro, porém, também é um ambiente bastante propício para aplicação de golpes, com o risco sendo maior para pessoas mais velhas e com menor conhecimento técnico.

Leia mais:

Os golpes no WhatsApp são bastante comuns e os fraudadores estão ficando cada vez mais sofisticados em suas estratégias. A Polícia Civil já chegou a desarticular centrais de atendimento usadas exclusivamente para golpes. Porém, algumas ações simples podem tornar o aplicativo ainda mais seguro, e o Olhar Digital separou cinco delas para você.

Identificação por dois fatores

(Usar a identificação de dois fatores é importante para manter a conta do WhatsApp mais segura. Imagem: VideoFlow – Shutterstock)

A identificação por dois fatores (2FA, no inglês) obriga o usuário a se autenticar usando a combinação de dois fatores, como o próprio nome sugere. No caso do WhatsApp, é exigida a criação de uma senha de seis dígitos, que, sem ela, os golpistas não conseguem acessar sua conta no mensageiro.

publicidade

Para ativar essa opção, basta acessar a opção de configurações do aplicativo, em seguida, busque por “Conta” e clique em “ativar a verificação em duas etapas”. Depois disso, basta criar uma senha numérica que seja fácil de memorizar.

Nunca compartilhe códigos recebidos por SMS

A autenticação de dois é essencial, mas, de tempos em tempos, nós trocamos de celular. E, algumas vezes, essa troca ocorre por uma pane, por perda ou roubo, em que não temos mais acesso ao aparelho antigo. Nestes casos, o WhatsApp permite que um código seja enviado por SMS para a instalação do aplicativo em um novo aparelho.

Porém, essa funcionalidade é bastante usada para aplicar golpes no WhatsApp, com fraudadores ligando para as pessoas, solicitando esses códigos e usando a conta roubada no mensageiro da Meta para, por exemplo, pedir dinheiro para familiares e amigos. Para evitar isso, nunca, em hipótese alguma, compartilhe esse código com alguém.

Não é incomum que golpistas se passem por representantes de empresas sérias, como bancos e financeiras, para aplicar suas fraudes. Essas estratégias comumente envolvem o envio de links falsos, que levam para páginas falsas criadas com o intuito de roubar informações pessoais. Por isso, nunca clique em links suspeitos ou que não foram solicitados para evitar golpes no WhatsApp.

Muito cuidado ao usar o WhatsApp Web

O WhatsApp web facilita bastante a vida de quem usa o aplicativo como a principal ou uma de suas ferramentas de trabalho, já que digitar em um computador é sempre muito mais rápido do que digitar em um celular. Porém, é necessário ter muito cuidado ao logar em um computador compartilhado e sempre se lembrar de se desconectar quando não for mais usar o app.

Só use a versão oficial do WhatsApp

Lembra do WhatsApp GB, que oferecia uma série de recursos extras, como mudar a cor e agendar mensagens. Tratava-se de uma versão não oficial do aplicativo, que, posteriormente, foi descontinuada. Essas versões podem ter falhas graves de segurança, que podem comprometer a privacidade dos usuários.

É importante usar sempre a versão oficial do WhatsApp, que tem como desenvolvedor “WhatsApp LCC”. Além disso, é importante manter o aplicativo sempre atualizado, já que em cada atualização são corrigidas as falhas de segurança que eventualmente possam surgir.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!