Cidades menores terão 5G antes do previsto; saiba mais

Plano original era de que tais municípios só receberiam a tecnologia em 2026
Rodrigo Mozelli10/02/2023 23h08
5G
Imagem: bluefish_ds/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Anatel anunciou que antecipará a implantação do 5G em mais de mil cidades brasileiras ainda em 2023. A informação foi dada pelo presidente do órgão, Carlos Baigorri, ao jornal O Globo.

Anteriormente, somente cidades com 500 mil habitantes podiam receber a tecnologia, mas, agora, municípios próximos com 200 mil munícipes já poderão acessar o 5G – algo que só aconteceria em 2026.

Leia mais:

Com mais de 100 celulares 5G homologados pela Anatel até aqui, a implantação da tecnologia vem enfrentando problemas, contudo. A Conexis Digital aponta que, dos 26 municípios com mais de 500 mil habitantes, dez não têm leis específicas para instalação de antenas e demais itens importantes para a nova tecnologia.

A faixa do 5G será liberada pela Anatel com a instalação de filtros em antenas parabólicas, porém, as operadoras não têm que instalar a rede 5G nas cidades menores depois que as cidades adequarem suas legislações.

A próxima etapa, contudo, é a instalação de mais antenas nas capitais, para que haja uma antena para cada 50 mil habitantes até julho. Contudo, o País todo só deverá ter 100% de cobertura 5G em 2029.

Imagem destacada: bluefish_ds/Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.

Ícone tagsTags: