Em novembro de 2022, o mundo atingiu a marca de 8 bilhões de habitantes. Atualmente, 60% da população mora em vilas ou cidades. Desta forma, até o final do século XXI, as cidades representarão 85% das moradias para as 10 bilhões de pessoas previstas.

No dia 15 de novembro, nasceu uma menina chamada Vinice Mabansag, em Manila, Filipinas. Ela tornou-se, simbolicamente, a oitava bilionésima pessoa do mundo. Assim, ao atingir este número, precisamos pensar em como administrar as cidades que vêm crescendo de forma tão rápida. Além de ter consciência de que não estamos apenas falando de espaço físico, mas também de infraestrutura, transportes públicos, governos funcionais, água, energia elétrica e diversas outras coisas. 

Leia mais:

Quando as cidades crescem muito rápido, como é o caso de Lagos, a maior cidade da Nigéria, o governo tende a não ter noção da extensão geográfica do local. Do mesmo modo, que as leis, muitas vezes, fiquem defasadas e não contemplem todos os cidadãos, segundo o The Fast Company Brasil.

publicidade

Crescimento das cidades 

Na China, a região da província de Guangdong, em torno do estuário do Rio das Pérolas, une efetivamente 11 cidades, de Macau a Guangzhou, Shenzhen e Hong Kong. Somando a população, está megacidade chega a abrigar 2 milhões de pessoas a mais que o Reino Unido (GB). 

Iluminação noturna da megalópole Guangzhou-Hong Kong Crédito: James Cheshire

Por outro lado, todas estas pessoas estão abrigadas em um território que seria, aproximadamente, um quinto do GB. Assim, o PIB (produto interno bruto) desta megacidade, chegou a US$1,64 trilhão em 2018, sendo 11,6% do total da China.  

É  preciso entender que as cidades só começaram a realmente crescer em meados do século 18. Já que, nesta época, surgiram as primeiras máquinas, que levaram as pessoas mais longe  do que já haviam ido até então. Ultrapassando a marca de um milhão de pessoas na cidade. 

Nova York Crédito: ben o’bro/ Unsplash

Atualmente, algumas cidades crescem verticalmente, com os famosos arranha-céus, como Nova York e Chicago. Da mesma forma que outras, como Los Angeles, crescem apesar da resistência generalizada à ideia de expansão urbana. 

Los Angeles Crédito: Yuxuan Wang/ Unsplash

Existem também cidades que crescem para dentro, o lugar é compacto e baseado no transporte público e com densidades residenciais altas. Como é o caso de Dar es Salaam, na Tanzânia, e Nairóbi, no Quênia.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!