GM acompanha Volkswagen e também anuncia paralisação

A única fábrica afetada fica em Gravataí (RS), planta onde o Onix é produzido
Gabriel Sérvio13/02/2023 16h19, atualizada em 13/02/2023 17h42
Logotipo da GM/Chevrolet em destaque no volante de um Camaro RS 2013
Imagem: rafastockbr/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Depois da Volkswagen anunciar que vai suspender temporariamente as suas linhas de produção em três fábricas no Brasil, agora é a vez GM confirmar a paralisação na produção do Onix, o carro mais vendido do Brasil nos últimos dois meses.

  • O motivo da paralisação, segundo a GM, não é a falta de peças, mas sim a adição de atualizações para modernizar a sua linha de montagem.
  • A única fábrica afetada fica em Gravataí (RS), planta onde o modelo é produzido.
  • Segundo as informações da GM, os funcionários voltam as atividades normalmente logo depois do Carnaval, na próxima quinta-feira, 23 de fevereiro.
Chevrolet Onix modelo 2023.
Chevrolet Onix 2023. Imagem: Chevrolet/Divulgação

Em contrapartida, a Volkswagen ficará parada do dia 22 de fevereiro até 3 de março por escassez de componentes, o que também afetará a produção de motores da empresa de 20 de fevereiro a primeiro de março. A montadora informou que a paralisação já estava programada desde o ano passado.

Enquanto isso, a fábrica da VW que fica em Taubaté (SP), continuará operando normalmente, já que é a responsável pela produção do Polo Track, que chega este ano para substituir o Gol.

Nos últimos meses, mesmo com a guerra na Ucrânia, houve melhora na disponibilidade de componentes, o que permitiu a indústria automotiva “respirar” e acelerar o ritmo de produção, no entanto, a paralisação da marca alemã mostra que ainda há irregularidade no fornecimento de peças.

Leia mais:

Nova Chevrolet Montana usa IA na linha de produção

A produção da nova Montana, por sua vez, não foi afetada. A montagem da picape começou em meados de janeiro em São Caetano do Sul (SP).

  • A planta passou por um extenso processo de modernização. Depois de um ano de obras, foram adicionados 4 mil m² de instalações e 274 robôs na linha de produção.
  • Outra novidade é um scanner que usa inteligência artificial para conferir a montagem correta das peças da carroceria.
  • A Montana 2023 chega nas concessionárias este mês em quatro versões.

Imagem principal: rafastockbr/Shutterstock

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.