A Volkswagen anunciou que vai congelar as suas linhas de produção em três fábricas no Brasil. As instalações ficam em São Bernardo do Campo (SP), São José dos Pinhais (PR) e São Carlos (SP).

As duas primeiras entram em férias coletivas na próxima quarta-feira (22), com retorno marcado para o dia 3 de março, informa a montadora. Já a unidade que fica em São Carlos (SP), congela a linha de montagem em datas diferentes, de 20 de fevereiro até primeiro de março.

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O que causou a paralisação da VW?

  • O motivo das suspensões, segundo a empresa, é a falta de componentes e peças de reposição — um vilão conhecido da indústria automotiva que ganhou força nos últimos anos por conta da pandemia e, mais recentemente, pela guerra entre Rússia e Ucrânia.
  • Apesar de a produção de veículos ter se recuperado, atingindo 152,7 mil unidades em janeiro (acima dos 145,4 mil do mesmo mês no ano anterior) a paralisação mostra que “a indústria ainda não está totalmente recuperada”, aponta ainda a Anfavea, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores.
  • Por ora, apenas a planta de Taubaté, no interior de São Paulo, vai manter o ritmo de produção. O que faz sentido, já que é lá que é produzido o novo Polo Track, substituto do Gol.

Em nota, a VW do Brasil justificou que “os dias de parada já estavam programados desde o ano passado” e “fazem parte da estratégia da montadora de flexibilização nos processos produtivos” por problemas enfrentados no fornecimento de componentes.

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Imagem principal: BoJack/Shutterstock

Com informações da Quatro Rodas

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