O gerenciamento de senhas 1Password anunciou na última semana que passará a oferecer suporte à opção de criar e desbloquear contas 1Password usando a tecnologia de passkeys (chaves de acesso) baseadas em biometria, eliminando o recurso que é o nome de todo o produto: a senha (password, em inglês).

  • O 1Password, gerenciador de senhas da AgileBits, oferecerá a possibilidade de desbloquear o próprio gerenciador sem usar senhas
  • A expansão do uso de chaves de acesso em vez de senhas tradicionais se deve a preocupações com segurança
  • O motivo desta preocupação é que senhas tradicionais são mais suscetíveis a violações de dados e golpes
  • O recurso deve chegar entre junho e setembro deste ano e será opcional a princípio

Para que as chaves de acesso sejam o caminho a seguir, não basta que elas substituam algumas de suas senhas. Eles precisam ser capazes de substituir todas as senhas – incluindo aquela que você usa para desbloquear o 1Password.

Steve Won, diretor de produtos da 1Password

Leia mais:

Isso segue o anúncio do gerenciador de senhas em novembro do ano passado, onde revelou que os clientes poderiam fazer login com segurança em aplicativos e sites por meio de sua plataforma usando chaves de acesso em algum momento no “início de 2023”.

Desde então, o 1Password confirmou ao The Verge que os usuários podem esperar que o suporte ao navegador de senhas chegue entre março e junho de 2023 (período que corresponde à primavera no Hemisfério Norte), enquanto várias outras empresas anunciaram ou já lançaram integrações de chaves de acesso, incluindo o gerenciador de senhas rival Dashlane e gigantes da tecnologia como Apple, Google e Microsoft.

publicidade

O impulso para adotar a tecnologia de chaves de acesso é baseado nas crescentes preocupações de segurança ligadas às senhas tradicionais. Eles são suscetíveis a golpes de phishing e podem ser roubadas ou comprometidas em violações de dados, permitindo que cibercriminosos acessem informações privadas dos usuários.

Por sua vez, as chaves de acesso podem permitir a tecnologia de login totalmente sem senha desenvolvida pela FIDO Alliance usando criptografia de chave pública, que permite aos usuários substituir senhas tradicionais pela autenticação do próprio dispositivo, como um laptop com Windows Hello. As chaves de acesso, portanto, fornecem maior segurança do que as senhas, pois não há uma “sequência” fixa para roubar ou comprometer.

A 1Password forneceu apenas uma vaga janela de lançamento de “neste verão” (no Hemisfério Norte, entre junho e setembro) para o lançamento das chaves de acesso da conta 1Password. Quando perguntado se o 1Password planeja remover totalmente o suporte a senhas em favor de chaves de acesso, Won disse:

Sabemos que a migração para sem senha não acontecerá da noite para o dia, então vamos torná-la opcional para começar quando chegarmos neste verão. Temos que encontrar as pessoas onde elas estão. No entanto, nosso objetivo é usar apenas a chave de acesso o mais rápido possível.

Steve Won, diretor de produtos da 1Password

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!