O Google anunciou que a primeira versão beta do Privacy Sandbox no Android, ferramenta que visa melhorar a privacidade e remodelar o rastreamento de anúncios em smartphones Android. Ela começará a ser lançada nesta quarta-feira (15) para um número limitado de dispositivos Android 13, permitindo que usuários e desenvolvedores testem a nova tecnologia.

  • O Google lançou um conjunto de ferramentas para Android responsável por melhorar a privacidade e remodelar o rastreamento de anúncios
  • Tais ferramentas chegam ao Android 13 nesta quarta, para um número limitado de usuários
  • O Privacy Sandbox busca criar um novo padrão de acesso a informações sobre consumidores por sites e anunciantes
  • Ele buscará substituir o ID de publicidade do Android
  • Os testadores poderão gerenciar quais de seus anúncios de interesses pessoais podem ser segmentados
  • O Privacy Sandbox deve chegar a outros dispositivos no futuro, se expandindo “ao longo do tempo”

O Privacy Sandbox no Android é um conjunto de ferramentas que visa criar um novo padrão de como anunciantes e sites acessam informações sobre os consumidores sem comprometer a privacidade do usuário.

Leia mais:

Atualmente, os dispositivos Android recebem um “ID de publicidade do Android” exclusivo e reconfigurável pelo usuário, que é usado para rastrear o comportamento do usuário e criar um perfil de publicidade pessoal que pode ser usado por desenvolvedores de aplicativos.

publicidade

O Privacy Sandbox visa substituir esse ID de publicidade por APIs de preservação da privacidade, que o Google afirma que limitará o compartilhamento de dados do usuário com terceiros e removerá identificadores entre aplicativos, enquanto ainda oferece suporte a anúncios personalizados.

google
Imagem: Google/Divulgação

A versão beta do Privacy Sandbox fornece novas APIs que são projetadas com privacidade no núcleo e não usam identificadores que podem rastrear sua atividade em aplicativos e sites. Os aplicativos que optarem por participar da versão beta podem usar essas APIs para mostrar anúncios relevantes e medir sua eficácia.

Anthony Chavez, vice-presidente de Privacy Sandbox do Google

O Privacy Sandbox no Android compartilha algumas semelhanças com o projeto Privacy Sandbox do Google para web, que visa começar a eliminar gradualmente os cookies de terceiros no Chrome até 2024.

O Google diz que os dois projetos compartilham uma “visão comum de melhorar a privacidade do usuário, ao mesmo tempo em que oferece suporte aos principais recursos de negócios”, mas usam tecnologias distintas e serão desenvolvidas de forma independente.

Os usuários selecionados para participar da versão beta podem gerenciar quais de seus anúncios de interesses pessoais podem ser segmentados acessando a seção Privacy Sandbox, nas configurações.

Por exemplo, se você estiver vendo anúncios de equipamentos de acampamento e sacos de dormir, o Android pode ter presumido, a partir de seus aplicativos baixados e da atividade do aplicativo, que você estaria interessado no tópico “ao ar livre”. Os usuários podem bloquear tópicos para os quais não desejam ser direcionados e optar por sair ou voltar à participação beta a qualquer momento.

O acesso à versão beta se expandirá “ao longo do tempo” e os dispositivos selecionados para participar receberão uma notificação do Android informando aos usuários sobre sua elegibilidade.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!