A plataforma “OFF!Cast Previsão de Mosquitos” já está no ar e mostra quais as chances de uma região no país ter maior ou menor presença de mosquitos. A ideia é prevenir a proliferação desses vetores, que trazem doenças como dengue, febre amarela, zika, malária e chikungunya.

  • A ferramenta está disponível desde 2022 nos Estados Unidos;
  • A previsão é feita a partir da combinação de dados biológicos sobre os mosquitos e análise geoespacial;
  • Especialistas indicam que a prevenção é uma maneira eficaz de combater doenças transmitidas por mosquitos.

A OFF!Cast Previsão de Mosquitos é resultado de uma parceria do Google com a marca de repelente OFF!, da SC Johnson. O serviço conta com soluções de nuvem do Google Cloud e do Google Earth Engine, plataforma de análise geoespacial.

Leia mais:

OFF!Cast Previsão de Mosquitos
(Imagem: Reprodução/ Google)

O algoritmo científico da plataforma foi desenvolvido por pesquisadores do Centro SC Johnson para Ciência de Insetos e Saúde da Família e da Climate Engine – parceira do Google Cloud. Eles combinaram dados meteorológicos e informações relevantes sobre os mosquitos para disponibilizar a ferramenta:

publicidade

A prevenção é a melhor forma de proteção contra os mosquitos e as possíveis doenças que eles transmitem. Com o OFF!Cast Previsão de Mosquitos, estamos colocando a educação a serviço dos consumidores, a fim de ajudá-los a conhecer as atividades de mosquitos em sua área e usar essa informação para se planejarem com antecedência, colaborando para prevenir picadas desses insetos.

Dr. Tom Mascari, entomologista da SC Johnson.

Para acessar a plataforma, basta clicar aqui. Os usuários podem conferir a previsão de mosquitos para qualquer CEP do Brasil.

Imagem: Witsawat.S/ Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!