Alguns celulares Android permitem instalar cartão SD para expandir o armazenamento, permitindo guardar mais arquivos no aparelho. Isso é útil para quem gosta de manter fotos, vídeos, músicas e aplicativos disponíveis na memória. Apesar de pequeno em dimensões físicas, esse acessório está disponível em diversas opções de espaço, podendo chegar a até 128 TB de armazenamento.

Nas linhas a seguir, o Olhar Digital explica o que é o cartão SD do celular — também conhecido como microSD — , como ele funciona, para que é usado e os tipos diferentes de tecnologia de armazenamento disponíveis hoje em dia.

Leia também:

O que é cartão SD?

Os cartões SD — abreviação de Cartão Secure Digital — é um cartão de memória removível que permite gravar e ler grandes quantidades de dados. Eles podem ser utilizados não só em celulares, como também em diversos eletrônicos móveis, como câmeras digitais, videogames, reprodutores de mídia, entre outros.

publicidade

Hoje, o cartão SD é o meio mais comum de armazenar dados em dispositivos eletrônicos. Uma de suas variações menores, o cartão Micro SD, é visto com mais frequência em celulares. Isso acontece porque smartphones são menores e mais finos, exigindo que qualquer componente interno tenha tamanho reduzido.

cartão SD
Cartão SD ao lado de um celular (Imagem: Unsplash)

Quando surgiu o cartão SD?

O primeiro cartão SD foi lançado em 1999 como fruto de uma parceria entre Panasonic, Toshiba e SanDisk como sucessor do MultiMediaCard (MMC), antes utilizado em celulares e pagers para armazenar informações. Hoje em dia, a tecnologia SD é gerenciada pela SD Association, uma organização sem fins lucrativos fundada em janeiro de 2000.

Com o passar do tempo, a tecnologia SD evoluiu e ganhou novos nomes. Algumas das nomenclaturas utilizadas para os cartões já foram:

  • SD: nos primeiros anos de vida, o cartão era conhecido apenas como SD e tinha capacidade máxima de 2 GB. O sistema padrão era o FAT16. Esse tipo de cartão não é mais fabricado;
  • SDHC: a partir de 2006, a tecnologia passou a se chamar Secure Digital High Capacity (SDHC). Com capacidade máxima de 32 GB, os cartões utilizavam sistema de arquivos FAT32;
  • SDXC: em 2009, estreou o formato Secure Digital Extended Capacity (SDXC). Podendo armazenar até 2 TB, a tecnologia passou a usar o sistema exFAT;
  • SDUC: o formato mais recente, Secure Digital Ultra Capacity (SDUC), surgiu em 2018 para suportar até 128 TB. Esses cartões também utilizam o sistema exFAT.

Função do cartão SD no celular

cartão microSD
Cartão microSD é menor para caber nos celulares (Imagem: Unsplash)

Nos celulares, os cartões mais comuns são os microSD, devido ao seu tamanho físico reduzido. Normalmente utilizado como armazenamento externo, ele pode guardar documentos, músicas, fotos, vídeos e qualquer tipo de arquivo que não seja essencial para o funcionamento do sistema do smartphone.

Por ser um armazenamento externo, é possível remover o cartão do celular e conectá-lo a um computador ou outro dispositivo móvel para acessar os mesmos arquivos. Alguns smartphones permitem utilizar o cartão microSD como armazenamento interno, mas isso não costuma ser tão comum hoje em dia, visto que o acessório pode corromper e parar de funcionar.

Vale mencionar que o celular da Apple, o iPhone, não permite a instalação de cartões microSD de forma nativa para expandir o armazenamento. Só é possível fazer isso em dispositivos Android, mas também não são todos que aceitam o recurso.

Imagem principal: Shutterstock.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!