Facebook: atualização mostra como funciona aprendizado de máquina em anúncios

Meta atualizou o ‘Por que estou vendo este anúncio’ e acrescentou explicações sobre a ferramenta
Tamires Ferreira15/02/2023 15h00
Facebook-iOS
Imagem: Diego Thomazini/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Meta atualizou sua ferramenta de anúncios do Facebook e decidiu explicar melhor como funciona o aprendizado de máquina do recurso, que escolhe quais anúncios você deve ver ou não. O intuito, segundo a rede social, é dar mais controle aos usuários, além de detalhes mais claros sobre como funciona a subárea de inteligência artificial (IA) em seu setor de publicidade. 

O que atualizou? 

  • A atualização foi realizada no “Por que estou vendo este anúncio?”, mensagem que aparece em vários anúncios da plataforma; 
  • Agora, ao clicar, mensagens resumidas, porém mais completas, sobre como sua atividade dentro e fora da plataforma estão informando o aprendizado de máquina da Meta serão disponibilizadas; 
  • Também ficará disponível novos exemplos e ilustrações explicando como o modelo de aprendizado de máquina da plataforma conecta vários tópicos para mostrar anúncios relevantes;  
  • Você ainda poderá acessar as ‘Preferências de Anúncios’ em páginas adicionais na seção do “Por que estou vendo este anúncio?”.  

Leia mais! 

A novidade foi compartilhada no blog da Meta por Pedro Pavón, Diretor Global de Privacidade de Anúncios e Monetização do grupo. Segundo comunicado oficial, especialistas em privacidade e partes interessadas já haviam sugerido que a plataforma aumentasse sua transparência sobre o aprendizado de máquina direcionado aos anúncios, um dos motivos pelo qual a rede optou pelo update. 

Imagem: Meta/Divulgação

Estamos comprometidos em usar modelos de aprendizado de máquina de forma responsável. Ser transparente sobre como usamos o aprendizado de máquina é essencial porque garante que as pessoas saibam que essa tecnologia faz parte do nosso sistema de anúncios e que conhecem os tipos de informações que ele está usando. 

Pedro Pavón, Diretor Global de Privacidade de Anúncios e Monetização da Meta, em comunicado. 
Imagem: Meta/Divulgação

Inicialmente, a atualização está sendo integrada apenas ao Facebook, contudo, deve chegar ao Instagram em breve. Vale lembrar que, em dezembro de 2022, o TikTok também implementou uma ferramenta parecida, o “Por que este vídeo?”. Ela explica o motivo de alguns conteúdos aparecerem mais que outros no seu feed. 

Com informações do The Verge

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Tamires Ferreira
Redator(a)

Tamires Ferreira é jornalista formada pela Fiam-Faam e tem como experiência a produção em TV, sites e redes sociais, além de reportagens especiais. Atualmente é redatora de Hard News no Olhar Digital.