O novo foguete H3 de próxima geração do Japão fará seu voo de estreia nesta quinta-feira (16). O lançamento está programado para às 22h37(pelo horário de Brasília), e você poderá assistir à decolagem ao vivo através de uma live transmitida diretamente pelo YouTube da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA).
- A live com a cobertura completa do lançamento irá começar às 21h45 do dia 16 de fevereiro;
- O lançamento estava marcado para terça-feira (14), mas foi adiado devido ao clima ruim;
- A decolagem é um momento muito esperado pela JAXA, que trabalha há uma década no desenvolvimento do H3;
- Embora o voo sirva como teste para a aeronave, o foguete levará uma carga útil operacional — o satélite Advanced Land Observing Satellite-3 (ALOS-3);
- A missão será a segunda do ano realizada por um foguete japonês (a primeira foi com o lançamento do H-IIA, no dia 25 de janeiro).
Leia mais!
- Conheça o rosto de Zuzu, homem que viveu no Brasil há 9,6 mil anos
- O que é e como criar um grupo no WhatsApp?
- Como aprender a meditar usando a Netflix
Assista ao lançamento na transmissão abaixo:
O foguete H3 é o novo foguete carro-chefe do Japão. Ele está sendo desenvolvido como um sucessor do foguete H-IIA, atualmente em operação, para o Japão poder continuar a ter um meio de transporte para o espaço.
JAXA sobre o H3.
Considerado um dos veículos mais poderosos, o H3 pode chegar a 57 ou 63 metros de altura, dependendo se a carga útil carregada é curta ou longa. O foguete consegue entregar “4 toneladas ou mais” a uma órbita síncrona solar de 500 km e “6,5 toneladas ou mais” a uma órbita de transferência geoestacionária, de acordo com a página de especificações da JAXA.
Se tudo ocorrer como o planejado, o H3 entregará o ALOS-3 a uma órbita síncrona ao Sol, cumprindo sua missão. O satélite servirá para o monitoramento e resposta a desastres, entre outras possibilidades.
“Espera-se que os dados observados do ALOS-3 levem ao progresso em vários campos devido às suas capacidades únicas de imagem; eles farão uma contribuição significativa para atualizar informações geoespaciais globais, além de pesquisa e aplicação para monitoramento do ambiente costeiro/vegetado.”
Com informações da Space.com
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!