Airbnb registra lucro anual pela primeira vez

Recuperação do setor de turismo foi fundamental para o saldo positivo, disse o CEO da empresa, Brian Chesky
Gabriel Sérvio16/02/2023 12h02
Logotipo da empresa de aluguel de temporada Airbnb em uma tela de celular
(Imagem: Ink Drop/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Airbnb anunciou esta semana que registrou lucro anual pela primeira vez. Segundo a empresa, o número de usuários da plataforma de aluguel de imóveis disparou no último trimestre do ano passado com o relaxamento das restrições contra Covid-19, o que contribuiu para um salto relevante em receita.

  • Nesta terça-feira (14), o Airbnb divulgou lucro de US$ 319 milhões no último trimestre de 2022.
  • O lucro anual, por sua vez, ficou em US$ 1,9 bilhão.
  • Vale recordar que em 2021 a companhia americana teve prejuízo de US$ 352 milhões por conta da pandemia.
  • O serviço fechou 2022 com 6,6 milhões de imóveis cadastrados, outro recorde histórico.
  • Após o anúncio, as ações do Airbnb dispararam mais de 9%.
Logo do Airbnb com paisagem de cidade ao fundo
Imagem: AlesiaKan/Shutterstock

Em comunicado aos investidores, a plataforma declarou que projeta manter os bons resultados no primeiro trimestre de 2023 em virtude da “forte demanda” por viagens.

O CEO da empresa, Brian Chesky, fez questão de destacar que o setor de turismo é “o pão de cada dia do Airbnb”, e sua recuperação foi fundamental para o saldo positivo.

Vale recordar que em 2020 a empresa chegou a dispensar 1.900 colaboradores em virtude do forte golpe da pandemia no ramo de turismo.

Leia mais:

Nova tecnologia para evitar festas

Em agosto do ano passado, o Airbnb relevou uma espécia de “tecnologia anti-festa” para evitar que “maus inquilinos causem danos aos donos dos imóveis e à vizinhança”, disse a empresa em comunicado.

  • A novidade foi testada primeiro na Austrália e funciona por análise de dados salvos no histórico do locatário, como comentários positivos (ou mesmo a falta deles).
  • Entre outras informações avaliadas estão o tempo de permanência do hóspede, duração das viagens, e muito mais.
  • No fim, a combinação dessas informações serve para detectar se uma determinada reserva foi feita com a intenção dar uma festa.

Imagem principal: Ink Drop/Shutterstock

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.