Uma investigação conjunta feita por repórteres de 30 órgãos de comunicação revelou nesta quarta-feira (15) como um grupo israelense chamado Team Jorge agia para manipular o resultado de várias eleições pelo mundo por meio de ciberataques, sabotagem e desinformação.

Segundo o The Guardian, o grupo era comandado por Tal Hanan, um ex-agente das forças especiais de Israel — que atuou por décadas usando o pseudônimo “Jorge” e trabalhou secretamente em mais de 33 campanhas eleitorais (incluindo presidenciais).

publicidade

Agora, começam a surgir os primeiros desdobramentos sobre o caso.

Tal Hanan pode estar envolvido em persuasão política desde 1999. Imagem: Guardian Design/Haaretz/The Marker/Radio France

Leia mais:

publicidade

Team Jorge e Cambridge Analytica já trabalharam juntos

O ex-agente israelense coordenou em conjunto com a polêmica empresa de consultoria política britânica um plano para manipular a eleição presidencial da Nigéria em 2015. Segundo o The Guardian, o executivo-chefe da empresa na época, Alexander Nix, e outros parceiros coordenaram uma campanha secreta para reeleger Goodluck Jonathan e desacreditar seu rival, o então líder da oposição Muhammadu Buhari

  • Semanas antes do pleito, Hanan visitou o país. O comandante do Team Jorge trocou e-mails com Brittany Kaiser — uma funcionária da Cambridge Analytica que mais tarde chegou a aparecer no documentário “The Great Hack” da Netflix.
  • Por segurança, as comunicações ocorriam sempre por meio de contas criptografadas ou dispositivos especiais.
  • A consultoria britânica foi encarregada de garantir a cobertura da mídia internacional durante a eleição.
  • Já o Team Jorge foi responsável pela “pesquisa de oposição”, ou seja, encontrar material que poderia ser usado para prejudicar o candidato rival. 
  • As informações do Team Jorge foram repassadas à Cambridge Analytica em uma reunião no escritório de Londres.
  • O conteúdo incluía vídeos de reuniões de campanha de Buhari filmados por uma câmera plantada pelo Team Jorge.
  • O grupo também roubou documentos confidenciais que, mais tarde, vazaram para a imprensa. 

Nas imagens secretas filmadas por três repórteres que se apresentaram como possíveis clientes do Team Jorge, Hanan mostrou como, no dia das eleições, os líderes do partido de Buhari tiveram seus telefones bloqueados.

publicidade

O líder do Team Jorge disse que também conseguiu impulsionar a publicação de uma reportagem sobre mulheres sendo excluídas das eleições, “criando um grande escândalo” no país que terminou com o adiamento da votação, “o que era nosso objetivo” — a eleição presidencial nigeriana, prevista para 14 de fevereiro de 2015, sofreu atraso de seis semanas.

A funcionária da Cambridge Analytica disse ao The Guardian que ficou “surpresa”: “Nunca tinha visto isso antes (…) eu não sabia o que eles estavam fazendo até que já tivesse sido feito”. 

publicidade

No fim, Jonathan ainda assim acabou perdendo a eleição presidencial na Nigéria. Já a Cambridge Analytica, que também trabalhou na campanha de Donald Trump em 2016, mais tarde foi forçada a fechar após a revelação de um escândalo envolvendo a coleta de dados de milhões de perfis do Facebook para direcionar publicidade política. 

Imagem principal: AlexandraPopova/Shutterstock

Via: The Guardian

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!