Um novo golpe no Instagram tem dado muita dor de cabeça para as vítimas. Golpistas estão, agora, copiando perfis de mulheres para fingir venda de conteúdo adulto com o intuito de clonar cartões de crédito. Ou seja, um golpe duplo.

A maquiadora Crislaine Paula, 29 anos, contou, em entrevista em g1, que “fiquei em desespero” ao receber dezenas de notificações em seu perfil real do Instagram e descobrir que ele foi clonado para usos escusos.

publicidade

Leia mais:

Compreenda como o golpe funciona

  • As quadrilhas copiam os perfis de mulheres (sobretudo) e mudam apenas uma letra no nome de usuário. Usam a mesma foto do original e escrevem que a pessoa está trabalhando com conteúdos adultos;
  • Eles enviam aos seguidores reais da pessoa mensagens, divulgando a conta e pedindo para seguirem de volta;
  • Na bio do perfil fake, existe um link para pagamento do suposto conteúdo, hospedado no Wix e no Fansly, existindo imagens explícitas, porém, elas são genéricas. Só que a vítima não consegue discernir, já que são usadas técnicas para dificultar a identificação, como filtros;
  • Na hora que a pessoa resolve comprar o conteúdo, ela insere os dados do cartão de crédito e acaba com os dados clonados.

As primeiras vítimas, ou seja, as donas dos perfis originais, só passam a saber da clonagem quando seus seguidores vou questionar se o perfil falso é real, como aconteceu com Crislaine.

publicidade

Saiba como diferenciar o perfil falso

A jornalista Letícia Negresiolo Martins, 27, usa o Instagram para trabalho e teve que criar um comunicado para reduzir os danos causados pela clonagem de seu perfil. “A primeira coisa que veio na minha cabeça foi o meu trabalho. Como que eles vão encarar tudo isso? Como que eu vou explicar que aquilo é um fake?”, disse. “As pessoas continuam perguntando: ‘E aí, já está ganhando muito dinheiro?'”

Em geral, as vítimas que têm os perfis copiados são bloqueadas pelo fake, de modo a evitar serem denunciados à rede social. “Eu não tinha nenhuma informação que conseguisse ver. Era só o que as pessoas me mandavam. Quando vi aquilo, fiquei bem nervosa e liguei para a Polícia Civil, o 197. Eles me orientaram para pedir às pessoas para denunciarem o perfil”, contou Crislaine, que divulga seu trabalho em seu perfil.

publicidade

Apesar da corrente que se forma para denunciar o perfil, as vítimas reclamam da demora do Instagram em fazer algo. Uma das vítimas tentou contato com a Wix, mas, até então, o site não foi derrubado. O servidor afirmou que se opõe “a todos os tipos de conteúdo abusivo e fraudulento” e que está comprometido “em resolver todas as reclamações que chegam aos canais de suporte”.

O g1 não obteve resposta da Fansly.

publicidade

Para se proteger:

  • Veja em buscadores se seu nome e foto estão em perfil que você não controla;
  • Veja seus seguidores, suspeite de páginas com poucas publicações e seguidores e as remova;
  • Se você teve o cartão clonado, evite clicar em links suspeitos ou de pouca credibilidade e não compre por impulso.

Foi vítima? Saiba o que fazer

  • Tire prints e salve a URL do perfil e do site da fraude, pois são provas;
  • A seguir, faça um B.O. (Boletim de Ocorrência), de forma online ou presencial;
  • Notifique as plataformas e peça a remoção das páginas.

Vale lembrar que o caso pode virar investigação criminal e levar a punição com a prisão dos envolvidos. E, caso você recebe um convite de uma pessoa conhecida para seguir seu novo perfil, sempre pergunte à pessoa se isso é real.

Com informações de g1

Imagem destacada: AlexandraPopova/Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!