O Google começou a liberar uma ferramenta para que o Chrome consuma menos memória nos computadores. A novidade foi anunciada pelo gigante das buscas no ano passado e pode ser muito importante para quem não tem um PC mais parrudo, especialmente valiosa para os mais antigos.

Se você tem e utiliza o navegador Chrome, sabe que ele é umas das melhores opções do mercado, mas, ao mesmo tempo, ele cresceu tanto que é faminto por desempenho e memória do sistema, a RAM. Este não chega a ser um problema para quem tem um computador potente, mas pode tornar a experiência bastante negativa em modelos mais simples.

publicidade

Leia mais:

A partir da versão 108 do Chrome, o Google começou a testar dois recursos para lidar com este dilema e agora o gigante das buscas liberou as ferramentas para todos os usuários. Elas são chamadas de “Economia de memória”, “Economia de energia” e podem ser encontradas nas configurações do navegador.

publicidade

Chrome pode manter a RAM de sites específicos

“Quando essa opção está ativada, o Chrome libera memória das guias inativas. Isso permite que guias ativas e outros apps usem mais recursos do computador e mantém o Chrome rápido. Suas guias inativas são reativadas automaticamente quando você volta a elas,” diz o Chrome para a primeira das duas ferramentas.

“Quando essa opção está ativada, o Chrome economiza energia da bateria limitando atividades em segundo plano e efeitos visuais, como rolagem suave e frame rates de vídeos,” versa sobre a segunda.

publicidade

Enquanto a economia de energia é mais severa, a de memória pode receber alguns sites que não serão afetados pela ferramenta. Este ponto é importante para endereços que precisam ficar na memória RAM do sistema para continuarem recebendo notificações, como a versão web de um mensageiro ou então de um reprodutor de vídeos, como o YouTube.

A economia de energia pode ser ligada para qualquer momento, ou apenas para quando a bateria do computador esteja com a bateria marcando 20% ou menos de sua carga.

publicidade

Via: 9to5Google.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!