Seu pet parece mal? Esse aplicativo pode ajudar 

Pesquisadores da Unesp lançaram o aplicativo VetPain, um software gratuito que consegue medir o nível de dor e mal-estar de animais.
Por Alisson Santos, editado por Bruno Capozzi 20/02/2023 16h03
VetPain mede dor dos animais
VetPain mede dor dos animais / Imagem/Freepik
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Mais uma vitória dos animais domésticos. Pesquisadores da Unesp lançaram o aplicativo VetPain, um software gratuito que consegue medir o nível de dor e mal-estar de pets, como cães e gatos, e até de coelhos, vacas, jumentos, cavalos e porcos.

O intuito do aplicativo é traduzir melhor os sinais que os bichos apresentam aos seus tutores. Ele pode ser usado tanto por leigos quanto por profissionais veterinários para atendimentos.

Segundo Stelio Luna, anestesiologista e professor do Departamento de Cirurgia Veterinária e Reprodução Animal da Unesp, o aplicativo permite que o usuário avalie a condição do animal e decida qual será a melhor forma de cuidar dele, servindo de pré-diagnostico.

O aplicativo VetPain está disponível para download na Play Store (para dispositivos Android) e através do site animalpain.org.

Mais informações sobre o VetPain

  • Mesmo que o software consiga avaliar sintomas e apontar possíveis diagnósticos, não substitui a consulta com o médico veterinário.
  • Em breve, deve sair uma versão do software também para caprinos (grupo que incluí bodes, cabras e ovelhas). Essa especificação é necessária porque a dor se apresenta de forma diferente nesse grupo de animais.
  • Com as atualizações futuras e aumento do banco de informações do aplicativo, o VetPain poderá se tornar cada vez mais eficaz. Os desenvolvedores já projetam lançar versões globais do aplicativo, em outros idiomas.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Alisson Santos
Redator(a)

Alisson Santos é estudante de jornalismo pelo Centro Universitário das Américas (FAM). Atualmente é redator em Hard News no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.