Samsung cria ferramenta que protege de ameaças que agem sozinhas; veja

A ferramenta da Samsung está nos Galaxy S23 e será expandida para todos os celulares e tablets com One UI 5.1 e Android 13
André Fogaça20/02/2023 11h37, atualizada em 20/02/2023 11h38
Galaxy S23, S23 Plus e Ultra (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
Galaxy S23, S23 Plus e Ultra (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Samsung anunciou o lançamento de uma ferramenta chamada Samsung Message Guard, capaz de proteger celulares Galaxy de ameaças que sequer precisam do usuário para invadirem o aparelho. Chamados de zero-click, a nova barreira de segurança da empresa coreana funciona como um cadeado extra para estes problemas.

A maioria dos vírus ou malwares precisa de alguma ação do usuário para poderem entrar de fato onde pretendem, para então ter acesso ao dispositivo na totalidade. Um pequeno número dos ataques sequer necessita disso, bastando chegarem no celular, tablet ou computador para o estrago já começar.

Leia mais:

Este é o novo alvo da Samsung para seus celulares, que basta baixar uma simples imagem para o vírus abrir as portas do dispositivo. A própria empresa exemplifica este ataque com o celular sendo carregado durante a noite, quando recebe o arquivo em algum mensageiro e quando você acordar, já tem mensagens, dados bancários e diversas partes do dispositivo em mãos dos criminosos.

Este é um cenário bastante catastrófico, mas a Samsung diz que ameaças do tipo zero-click não são tão comuns e ainda não aparecem com força nos celulares, mas em algum momento o problema será mais presente. Com isso, o Samsung Message Guard promete ficar de olho em tudo que o usuário recebe pelo app Mensagens da própria empresa ou do Google.

Samsung promete proteger celulares antigos

“Quando um arquivo de imagem chega, ele é capturado e isolado do restante do dispositivo. Isso evita que códigos maliciosos acessem os arquivos do seu celular ou interajam com o sistema operacional”, diz a Samsung em nota.

“O Samsung Message Guard verifica o arquivo bit a bit e processa os dados em um ambiente controlado para garantir que não infecte o restante do aparelho”, complementa a empresa.

O objetivo da Samsung é neutralizar a ameaça antes mesmo dela chegar na memória interna do dispositivo, evitando até mesmo ameaças que precisam que o usuário abra a mensagem e seu anexo. A tecnologia funciona em segundo plano e vem ativada por padrão, mas por enquanto ela é exclusiva dos Galaxy S23.

A parte bacana é que a Samsung promete levar o Samsung Message Guard para qualquer celular ou tablet coma One UI 5.1, baseada no Android 13. A marca pretende fazer isso até o final deste ano.

Via: Samsung.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

André Fogaça é jornalista formado pela FIAM FAAM, com mais de 12 anos de experiência e conhecimento acumulado em mais de 500 reviews de celulares e tablets. Já passou pelo Canaltech e Tecnoblog.