Maior navio da Marinha vai auxiliar nos resgates no litoral de SP; conheça o ‘Atlântico’ 

Considerado um 'navio-aeródromo', o A140 vai levar seis helicópteros militares a bordo para ajudar nas buscas
Gabriel Sérvio22/02/2023 17h51, atualizada em 22/02/2023 17h53
Maior navio da Marinha vai auxiliar nos resgates no litoral de SP; conheça o Atlântico A140
Imagem: Divulgação/Marinha do Brasil
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Marinha do Brasil confirmou para quinta-feita (23) a chegada do ‘Atlântico’ (ou A140) — seu maior navio da frota —, ao município de São Sebastião (SP). A embarcação de 203 metros de comprimento foi a escolhida para ajudar no resgate das vítimas das fortes chuvas que atingiram o litoral norte de São Paulo esta semana.

O A140 partiu na manhã de hoje para a região e funcionará basicamente como um hospital de campanha, atuando em conjunto com o Guarapari, uma Embarcação de Desembarque de Carga Geral.

Com capacidade para levar 35 pessoas, o Guarapari pode atracar em praias e áreas isoladas.
Com capacidade para levar 35 pessoas, o Guarapari é mais compacto e pode atracar em praias e áreas isoladas, informa a Marinha. Imagem: Divulgação/Marinha do Brasil

Resumo da missão de resgate

  • Considerado um ‘navio-aeródromo’, o A140 vai levar seis helicópteros militares a bordo para ajudar nas buscas, além de duas lanchas.
  • Por dentro, o Atlântico conta com uma equipe de 28 profissionais da área da saúde, incluindo ortopedista, cirurgião geral, anestesista, clínico geral, e outras especialidades.
  • Cerca de 180 fuzileiros navais também vão estar presentes para desobstruir estradas e guiar as ambulâncias para a remoção de vítimas até o A140.  
  • A Marinha estima que mais de mil militares estarão envolvidos na missão
Segundo o Governo de São Paulo, o Atlântico oferecerá mais de 200 leitos, incluindo UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Imagem: Divulgação/Marinha do Brasil

Leia mais:

Mais informações sobre o A140

Conhecido como HMS Ocean, o navio foi construído originalmente na Inglaterra em 1994 e entrou em operação em 1998. Depois de duas décadas de serviço na Marinha Britânica, atuando em operações e ações humanitárias, a embarcação foi integrada à Marinha do Brasil em 2018.

Em capacidade plena, o A140 pode levar até 1.400 militares e 18 aeronaves a bordo. Confira o vídeo de apresentação do ‘Atlântico’ abaixo.

Imagem principal: Divulgação/Marinha do Brasil

Com informações do Uol

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.