À primeira vista, o Kindle Unlimited e o Amazon Prime Reading podem parecer a mesma coisa. Afinal, ambos oferecem aos seus assinantes uma seleção de livros, revistas e publicações para leitura. A existência de dois serviços com propostas parecidas pode causar confusão entre alguns consumidores, ainda mais quando ofertados pela mesma empresa. Mas os esses produtos da Amazon dois têm significativas diferenças, que explicaremos a seguir.

Leia também:

O que é o Kindle Unlimited?

Kindle Unlimited: serviço é diferente do Amazon Prime Reading.
Kindle Unlimited oferece catálogo de mais de dois milhões de livros. Imagem: Amazon/Divulgação

Similar a um serviço de streaming como Netflix ou Spotify, por exemplo, o Kindle Unlimited é uma assinatura que disponibiliza um catálogo de produtos para os clientes. No caso, livros digitais, que podem ser lidos pelo e-reader da Amazon, o Kindle, ou a partir de outros dispositivos, como smartphones, tablets e computadores. É necessário, apenas, instalar o aplicativo do Kindle.

Segundo a Amazon, o serviço oferta, atualmente, mais de dois milhões de títulos diferentes, sendo cerca de um milhão em publicações em português e mais de um milhão em livros em língua estrangeira. A mensalidade custa R$ 19,90 e os assinantes podem ler quantas obras quiserem. A única limitação é que só é possível fazer o download de, no máximo, 10 livros. Caso você tenha baixado 10 livros e deseje pegar outro, é necessário “devolver” um deles.

publicidade

É importante salientar que o serviço não disponibiliza o acesso a todos os livros digitais disponíveis na Amazon; apenas uma parte deles está inclusa na assinatura e, geralmente, os títulos não estão disponíveis logo no seu lançamento. Revistas, histórias em quadrinhos e outras publicações também estão no acervo.

O que é o Prime Reading?

Catálogo do Amazon Prime Reading
O Amazon Prime Reading é o ‘streaming de livros’ já incluso na assinatura (Imagem: Pedro Spadoni/Olhar Digital)

O serviço é parte integrante do Amazon Prime, pacote que inclui vantagens como frete grátis na loja da Amazon e acesso ao Prime Video, entre outras. O funcionamento é parecido com o do Kindle Unlimited: há um catálogo de publicações, incluindo livros, revistas, quadrinhos, que podem ser lidos pelos assinantes. Porém, há uma diferença significativa na oferta de títulos: são pouco mais de mil.

O funcionamento também segue a mesma lógica do Unlimited. Portanto, é necessário ter um e-reader Kindle ou utilizar o app Kindle para ter acesso ao conteúdo oferecido, seja em smartphones, tablets ou computadores.

A assinatura Amazon Prime, que inclui o Prime Reading, custa R$ 14,90 mensais.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!